Residentes apresentam trabalhos de conclusão de curso

Os alunos apresentaram monografias com temas relacionados a cada área em que cursaram residência. Para o Dr. Sérgio Pontes, preceptor de Clínica Médica, o hospital utiliza as pesquisas realizadas: “Começamos a perceber que o hospital tem necessidade de analisar seus dados. Com esses trabalhos podemos contribuir com a formulação de protocolos clínicos. Estamos conhecendo a nossa realidade através de estatísticas”, completa ele.

Clínica Médica

A residente Mayara Miller apresentou o tema “Avaliação de protocolos de imunossupressão em paciente de baixo risco imunológico para transplante renal”. Segundo ela, o estudo ajudará no trabalho diário realizado no Hospital: “Através da pesquisa notamos que o protocolo atual é mais benéfico que o anterior”. Já o tema “Incidência e fatores de risco para nefropatia induzida pelo contraste em pacientes submetidos a cateterismo cardíaco na Santa Casa de Juiz de Fora” foi pesquisado pelo residente Rafael Murizine, que afirma ter valido a pena todo o esforço, já que possibilitou  seu crescimento profissional.

A residente Sarah Arreguy levantou discussões sobre o tema “Protocolo de manejo de hiperglicemia no paciente crítico.” Ela ressalta que o trabalho facilitará os atendimentos na Santa Casa: “Vai ser muito útil no manejo desse paciente no CTI, então, é importante a criação de um protocolo, justamente para termos uma padronização de como agir nestes casos”, acrescenta a médica.

Cardiologia

“Profilaxia de tromboembolismo venoso em pacientes internados na Santa Casa de Juiz de Fora” foi o tema de monografia dos residentes Ana Gabriela e Igor de Mello. Ana explica que a pesquisa realizada será muito útil na prática. “A avaliação de como tudo ficou é interessante para prevenir eventos adversos, óbitos e também facilita na redução de custos”, explica a residente. O tema “Perfil Clínico e do Ecocardiograma de Estresse de Pacientes Candidatos a Transplante Renal” foi proposto pela residente Pricila Coelho. Para ela, uma pesquisa sobre um assunto pouco estudado gera resultados iniciais que vão colaborar muito para o hospital: “O estudo vai servir, inclusive, para trabalharmos o custo de saúde. Além disso, vamos ter uma melhor condução desses pacientes após o transplante renal, que ainda é um campo que desperta dúvida."

Cirurgia

Camila de Almeida Mazzon levantou discussões sobre o tema "Herniorrafia Inguinal Laparoscópica ou Aberta?”. Para a residente, o aprofundamento sobre a área é valioso, além de contribuir para Santa Casa, já que são realizadas muitas cirurgias de hérnia.  "Abordagem videolaparoscópica precoce versus tardia da colecistite aguda" foi o tema do residente Gustavo Silva Santurio. Para ele, a realização da monografia foi válida porque abordou sobre uma doença rotineira, de alta frequência na Santa Casa. “A pesquisa me enriqueceu como profissional. O conhecimento, através dos levantamentos nacionais, estaduais e regionais, vai contribuir para mim e para o hospital.

Pediatria

O residente Bruno Beloti Barreto apresentou o tema “Nível adequado de oxigênio para um recém-nascido pré-termo extremo”. Ele ressalta a importância de estudar de forma aprofundada. “A residência é um estágio prático, e ter a oportunidade de pesquisar sobre determinados temas, nos faz evoluir como profissional e também como pessoa.” O tema apresentado pela residente Camila Sousa Salgado foi “Anemia de Prematuridade”. Para ela, a pesquisa requer esforço, mas vale a pena, diante do conhecimento adquirido. “Entender um pouco mais sobre esse tema nos ajuda na hora de agir, de ter a conduta correta.”

Endocrinologia

O tema “Carcinoma de Paratireóide: relato de Caso e Revisão de Literatura” foi apresentado pela residente Cibelle Carvalho Pereira. Para ela, a pesquisa foi trabalhosa, mas muito válida. “Todo tipo de conhecimento nos acrescenta, nos faz crescer como profissionais, e, esse não foi diferente. Trabalhar com um caso raro é importante para sabermos como conduziremos o paciente. E isso agrega valor à Santa Casa também.” O residente Leandro Enrique Feliciano pesquisou sobre o tema “Diagnóstico e Tratamento do Hipogonadismo Masculino de Início Tardio: benefícios e Riscos da Terapia de Reposição de Testosterona.” O assunto permitiu um aprofundamento sobre a área de atuação, segundo Leandro. “A proposta é ajudar na conduta que deve ser tomada pelos médicos e o hospital", conclui.

A apresentação de monografia é exigência do MEC, além de ser uma forma de adquirir conhecimento sobre a literatura médica e estatísticas.