ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM SCMJF

           É um estabelecimento de ensino que tem como objetivo atuar na Educação Profissional na área de Saúde, conforme determinações legais vigentes. Autorizada a funcionar pela portaria da Secretaria de Educação nº 1355/88, de 6 de julho de 1988, a entidade mantenedora é a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

           Em outubro de 1999, o Conselho Estadual de Educação – por meio do parecer 692/99 portaria 901/99 – autorizou o funcionamento do Curso Técnico de Enfermagem, com a duração de dois anos. Em média, 120 profissionais por ano formam-se na Escola, atendendo à demanda do próprio hospital e de outras instituições da cidade e região.

         A CARGA HORÁRIA do Curso é de 1800 horas.

        A Escola oferece um aluno monitor com a finalidade de auxiliar o processo ensino – aprendizagem dos demais alunos matriculados. O monitor é beneficiado com uma bolsa no valor de 50%.

        A SALA DE TÉCNICA é utilizada com o recurso pedagógico no desenvolvimento de procedimentos relativos ao Curso Técnico de Enfermagem e conta com um Enfermeiro Coordenador para orientar as atividades do monitor.

        ESTÁGIO: Carga horária de 600 horas (frequência 100%). É realizado nas dependências da Santa Casa: CTI’S, Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado, Maternidade, Emergência, Enfermaria Clínica, Ortopedia, Pediatria, Endoscopia, Laboratório, Transplante Renal e outros setores. O Estágio é supervisionado por Enfermeiros habilitados.

        PROVA PRÁTICA, a ser realizada após o Estágio Supervisionado, é constituída por uma avaliação de conhecimentos teóricos e práticos, incluindo também as competências de técnicas realizadas diariamente nos hospitais.

       A Escola de Enfermagem oferece Cursos Livres de Cuidadores de Idosos com teorias e práticas e outros cursos na área da Saúde.

       Para se inscrever na Escola de Enfermagem é necessário apresentar original e cópia da carteira de identidade, do CPF, da certidão de nascimento ou casamento, do comprovante de residência, do histórico escolar de conclusão do ensino fundamental e ensino médio, além de uma foto 3×4 recente.

DIREÇÃO: Profª Marlene Gervásio Silva

VICE-DIREÇÃO: Profª Maria das Graças de Almeida

PROFESSORES:

Adriana de Oliveira Silva Ferreira

Aline Aparecida da Silva

Carolina Balbino Tormen

Cícero da Silva Moreira

Flávio Luiz Bessa da Silva

Izabela Maria Alvim de Castro

Janete Lourdes Silva

Leda maria Fernandes

Luane Coelho Pereira

Luciene Corrêa Miranda Moreira

Maggie Rocha de Melo

Maria Cristina Geara de Oliveira

Maria das Graças de Almeida

Nivia de Souza Costa

Patrícia Paula Eduardo Ferreira

Paulo Jair de Paiva Júnior

Rosângela Fernandes Giraldelli

Walfrido Vaz da Silva Filho

Wilson Marcolino Ferreira Júnior

A Escola Técnica de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora oferece cursos de educação profissional na área de saúde, através do curso Técnico em Enfermagem, tendo como objetivo proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos necessários à formação profissional e que os habilitem a exercer a atividade profissional com vistas a atuação junto à realidade vivenciada o que se concretizará através da oferta de um ensino que possibilite o aproveitamento de experiências anteriores e que correspondam ao perfil profissional inserido nesta proposta. Tendo em vista os fins previstos para a educação nacional, a escola se propõe a oferecer um ensino de boa qualidade, visando:

• Originar estudos que visem à adequação de novos métodos ao processo de ensino-aprendizagem;
• Promover o aperfeiçoamento dos profissionais de Enfermagem, possibilitando a melhoria da qualidade do sistema de saúde.
• Possibilitar ao educando oportunidades favoráveis ao desenvolvimento de suas potencialidades, buscando o atendimento às diferenças individuais.
• Proporcionar uma sólida formação profissional diante das novas exigências do sistema de produção, que vem requerendo, a cada dia maior grau de conhecimento científico e tecnológico do educando.

A filosofia adotada pela Escola está pautada nos princípios éticos, políticos e educacionais, tendo as seguintes peculiaridades:
• Possuir cursos de Qualificação Profissional, de nível Técnico, com organização curricular própria e independente do Ensino Médio;
• Ministrar apenas disciplinas profissionalizantes na preparação de jovens e adultos para o exercício nas áreas técnicas oferecidas, com Ensino Médio concluído;
• Capacitar profissionais engajados na força produtiva sem a habilitação necessária, integrando conhecimentos práticos à tecnologia científica;
• Promover a valorização do trabalho como forma e expectativa de realização social e pessoal;
• Permitir o acompanhamento tecnológico no manuseio e utilização de instrumentais, equipamentos e materiais pertinentes à Enfermagem e etc.

LOCAL: AV. BARÃO DO RIO BRANCO, 3497

CONTATO: (32) 3249-6601

ÁREA DO ALUNO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE

 

 

 

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo