8

Direção de Ensino

DIREÇÃO DE ENSINO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JUIZ DE FORA.


1. A DIREÇÃO DE ENSINO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JUIZ DE FORA, subordinada diretamente à Presidência do Conselho de Administração, é um setor de aprendizagem que congrega profissionais de diferentes áreas da saúde com o objetivo de planejar, desenvolver e avaliar os resultados de atividades técnico-científicas de ensino, pesquisa e extensão, visando o conhecimento e melhor qualificação dos colaboradores internos da Instituição.

A Direção de Ensino é chefiada por:

  • Diretor de Ensino: Dr. Áureo de Almeida Delgado
  • Vice-Diretor de Ensino: Dr. Gláucio Mendes Franco

Os Cargos de Diretor e Vice-Diretor de Ensino são de livre escolhas e nomeação do Presidente do Conselho de Administração.

Estão vinculados à Direção de Ensino os setores:

  1. Comissão de Residência Médica (COREME);
  2. Coordenação de Residências Médicas;
  3. Escola de Enfermagem;
  4. Centro de Epidemiologia, Estatística e Pesquisa (CEEP);
  5. Cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu”;
  6. Coordenações Setoriais;
  7. Biblioteca da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

São competências da Direção de Ensino:

  1. Planejar, incentivar, promover e divulgar a realização de trabalhos científicos;
  2. Pleitear a concessão de estágios em áreas específicas da saúde;
  3. Promover e supervisionar reuniões científicas (Jornadas Médicas), Cursos de Especialização “Lato Sensu” e de Extensão, no âmbito da SCMJF;
  4. Participar das atividades do planejamento e execução científica da COREME e dos Internatos;
  5. Coordenar estágios curriculares e extracurriculares;
  6. Incentivar, coordenar e supervisionar o desenvolvimento de projetos de extensão que visem a melhoraria da qualidade dos serviços prestados pela da SCMJF;
  7. Proporcionar meios de estudos através de acervo atualizado, revistas científicas e bibliotecas virtuais na área da saúde.

As competências são exercidas, incentivadas e promovidas pelo Diretor de Ensino e na sua falta pelo Vice-Diretor.


2. SETORES VINCULADOS Á DIREÇÃO DE ENSINO.

2.1 COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA (COREME)
A Comissão de Residência Médica – COREME, da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, é uma instância auxiliar da Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM e da Comissão Estadual de Residência Médica - CEREM, estabelecida em instituição de saúde que oferece programa de residência médica, para planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os programas de residência médica da instituição e os processos seletivos relacionados, nos termos do Decreto nº 7.562, de 15 de setembro de 2011. A COREME é o órgão responsável pela emissão dos certificados de conclusão de programa dos Médicos Residentes, tendo por base o registro no sistema de informação da CNRM. A COREME da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é um órgão colegiado constituído por:

  1. um Coordenador e um Vice-Coordenador;
  2. um representante do Corpo Docente/Supervisor, por programa de residência médica credenciado junto à Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM;
  3. um representante do Conselho de Administração da SCMJF e
  4. um representante dos médicos residentes por programa de residência médica.

Atualmente o Coordenador da COREME é o Dr. Renato Villela Loures e o Vice-Coordenador é o Dr. Cícero de Lima Rena.

3. CENTRO DE EPIDEMIOLOGIA, ESTATÍSTICA E PESQUISA CEEP

O Centro de Epidemiologia, Estatística e Pesquisa – CEEP, é um órgão que tem como objetivo primordial supervisionar e gerenciar a execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão. É dirigido por um médico efetivo ou consultor, indicado pelo Diretor de Ensino. O CEEP compreende os setores de ensino, pesquisa, divulgação e apoio didático-pedagógico. São membros efetivos do CEEP os médicos do Corpo Clínico da SCMJF e os demais profissionais da área de saúde que estejam participando das atividades de ensino e pesquisa ou que manifestem o seu interesse. São temporários do CEEP os Médicos Residentes, Acadêmicos Internos e Credenciados.


4. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”

Cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país. Os cursos de especialização são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação. A Santa Casa ministra alguns cursos na área de Saúde, por si mesma e outros em Convênio com Instituições de Ensino públicas e privadas.


5. COORDENAÇÕES SETORIAIS

São consideradas Coordenações Setoriais aquelas que representam as categorias Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço de Nutrição e Dietética e Serviço Social.


6. BIBLIOTECA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JUIZ DE FORA

Biblioteca na definição tradicional do termo, é um local em que são guardados livros, documentos tridimensionais, e demais publicações para o público estudar, ler, e consultar tais obras. Desta forma, os três objetivos das bibliotecas são:

  1. Guarda dos livros e demais publicações em local livre de perigo, onde não sejam roubados, incendiados e demais perigos;
  2. A conservação, que não sejam estragados porque o público manuseia constantemente as obras, ou porque os documentos ficam úmidos, quentes e ou em situações similares;
  3. A organização segundo algumas regras para catalogar e arquivar as obras impressas, com intuito de que seja possível de se encontrarem de maneira imediata por meio de classificações como autor, assunto, ou diferente caraterística de importância.

A Biblioteca da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora contempla estes três princípios plenamente: todos os livros e revistas estão devidamente catalogados e guardados em lugar seguro. A bibliografia existente é suficiente para dar suporte aos Médicos Residentes e a todo o Corpo Clínico da Santa Casa. Conta com uma ampla mesa para estudo e trabalhos em grupo e o suporte de 06 (seis) computadores. Está aberta das 7 horas às 18 horas de segunda a quinta feiras, e 7 horas às 17 horas às sexta-feira. A frequência média é de 50 eleitores/dia.


7. CONVÊNIOS PARA ESTÁGIOS ACADÊMICOS E DE MÉDICOS RESIDENTES

A Santa Casa de Misericórdia possui vários convênios para o desenvolvimento das atividades práticas de ensino e pesquisa:

7.1 PARA ACADÊMICOS:

  • Convênio UFJFxSCMJF – Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Serviço Social.
  • Convênio UFJFxSCMJ – Ginecologia e Obstetrícia.
  • Convênio UNIPACxSCMJF – Internato – Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria.
  • Convênio UFVxSCMJF – Nutrição
  • Convênio UniAcademiaxSCMJF - Enfermagem

7.2 PARA MÉDICOS RESIDENTES:

  • Convênio UFJFxSCMJF – Hospital Universitário.
  • Convênio UFJFxSCMJF – Ginecologia e Obstetrícia
  • Convênio FHEMIGxSCMJF –
  • Convênio HMTJxSCMJF – Endocrinologia e Metabologia e Clínica Médica
  • Convênio OncológicoxSCMJF – Cirurgia Geral
 
 
 

Arquivos para download


Icone newsletter Entre emContato

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo