Santa Casa comemora sucesso de médicos R3

Onze residentes da Santa Casa  foram aprovados para o terceiro ano da pós-graduação, denominada R3. Eles passaram no processo seletivo para especializações em  Ecocardiografia, Cirurgia Vascular, Nefrologia, Cardiologia, Endocrinologia e Neonatologia.

Alguns médicos continuarão suas especializações na casa e outros seguirão suas carreiras em outras cidades e instituições. Dentre os que escolheram ficar está Mayara de Carvalho Miller, que se especializará em Nefrologista. “A Santa Casa ajudou muito na minha formação, aprendi como lidar no dia a dia de um grande hospital. Além disso, me ofereceu um conhecimento tão profundo sobre a medicina, que ajudou a escolher minha especialidade. Isso tudo só fortaleceu minha vontade de continuar.”

Sarah Etienne Arreguy fará o ano de R3 na Santa Casa. Sua especialização será em Endocrinologia. Para ela, a escolha se deve à flexibilidade, por poder atender em ambulatório, além da identificação com a especialidade durante o curso de R2. Segundo Sarah, a Santa Casa possibilita ao residente a experiência de ser médico de verdade. “Trabalhar em um hospital como esse te dá mais confiança e te ajuda a aperfeiçoar o seu trabalho. A Santa Casa, nessa especialização, vai ser fundamental, já que é grande, com diversos pacientes.”

Outra residente que escolheu continuar no hospital foi Ana Gabriela Menezes de Jesus, que garante não ter pensado duas vezes antes de optar pela Santa Casa. “Aqui tem uma excelente organização, preceptação, além de muita demanda. Isso ajuda demais no nosso desempenho como médicos.”

Rafael Murizine Inham também optou por se especializar em Cardiologia na Santa Casa. A escolha, segundo ele, se firmou durante o tempo de R2. A realidade vivida dentro do ambiente do hospital durante esse período foi primordial pra sua escolha. “Gostei muito de ser residente na Santa Casa, pela estrutura e pelos profissionais. Gostei tanto, que escolhi continuar aqui.”

Profissionais aprovados fora de JF

Dos residentes que escolheram viver o seu sonho em outro hospital está Igor de Mello Alvim, que passou para Ecocardiografia no Hospital Universitário da Universidade de Juiz de Fora (HU/UFJF). Para ele, a escolha foi decorrente do contato que teve com o exame na Santa Casa. O residente considera que teve uma ótima formação, que influenciará em sua carreira. “A Santa Casa me deu uma ótima oportunidade e uma residência de qualidade. Muito bem preceptorada e organizada.”

O Hospital Universitário da Universidade de Juiz de Fora (HU/UFJF) também aprovou o residente Bruno Beloti Salgado na especialização de Neonatologia. Segundo ele, a residência que fez na Santa Casa possibilitou o contato com a área e o adaptou à realidade da neonatologia. Bruno agradece à Santa Casa pela oportunidade e conhecimento adquirido: “Essa casa foi o pontapé inicial para onde estou hoje.”

Camila Souza Salgado vai se especializar em Neonatologia no Hospital Municipal Odilon Behrens, em Belo Horizonte.  Gratidão define o que sente pela Santa Casa. “Se não tivesse tido a oportunidade de fazer residência na Santa Casa de Juiz de Fora, com toda sua estrutura e demanda, não estaria realizada hoje.”

Outra médica que foi em busca de experiência em São Paulo foi Camila de Almeia Mazzoni. Ela passou para especialização em Cirurgia Vascular, no Hospital Beneficência Portuguesa. Camila ressalta a importância da Santa Casa em sua formação. “O estágio foi muito importante, além da complexa estrutura, tem demanda. Durante minha residência participei de muitas cirurgias, isso me engrandeceu como profissional.”

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é certificada como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e Educação e recebe residentes de todos os lugares do país desde 1969. As especializações oferecidas são Anestesologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Endocrinologia/Metabologia, Ginecologia/Obstetrícia, Nefrologia, Ortopedia/traumatologia e Pediatria.

As inscrições para Residência 2017 iniciam-se no segundo semestre de 2016. Venha fazer parte dessa história!