15/09

Santa Casa implementa uso de maltodextrina no pré-operatório

 

Esta semana, a Santa Casa iniciou a implementação do uso da maltodextrina em pacientes no período pré-operatório. Seguro do ponto de vista anestésico e certificado pela Medicina Baseada em Evidências (MBE), o consumo do substrato energético apresenta resultados benéficos comprovados, como a redução em 50% da resistência à insulina, a manutenção da função imunológica – a partir da preservação dos monócitos -, o aumento do pH gástrico e a melhora da resposta orgânica ao trauma.

 

 

Muito utilizada por jogadores de futebol, basquete, maratonistas e praticantes de musculação, a maltodextrina apresenta resultados benéficos comprovados para pacientes no pré-operatório

 

 

Diluído em 200mL de água, o suplemento deve ser ingerido duas horas antes da operação, abreviando o tempo de jejum. A orientação ao consumo é realizada em equipe, com supervisão dos nutricionistas, enfermeiros e médicos responsáveis. A contraindicação é somente para pacientes obesos, portadores de refluxo gastroesofágico e estenose pilórica.

 

 

Inovação é resultado da Educação Continuada

A iniciativa de implementar o uso da maltodextrina surgiu na primeira reunião do Programa de Educação Continuada para a Assistência Multiprofissional, que aconteceu no dia 31 de agosto, promovida pela Unidade de Prática Integrada (UPI) de Cirurgia Geral do hospital, sob o tema “Suporte Nutricional no Perioperatório”.

 

 

O Programa de Educação Continuada para a Assistência Multiprofissional é promovido pela UPI de Cirurgia da Santa Casa

 

 

A próxima reunião acontece no dia 28 de setembro, com palestras e debates sobre as “Ostomias”. A entrada é gratuita e aberta a todo o corpo clínico e colaboradores do hospital.

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo