Santa Casa promove mais uma edição do Curso de Gestantes

Na última terça-feira, dia 24, o Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno (SAAM) da Santa Casa de Juiz de Fora promoveu mais uma edição do Curso de Gestantes, no Salão Nobre do hospital. Cerca de 100 pessoas, entre mães e acompanhantes, estiveram presente no evento, que teve entrada gratuita.

Das 17h30 às 21h30, o público assistiu a palestras que abordaram desde o período da maternidade até o momento da alta após o parto, com destaque para os temas: aleitamento materno, com a Dra. Maria Zelia Tavares Moreira (pediatra); importância do pré-natal, com a Dra. Regina Maria de Oliveira (ginecologista e obstetra); e cuidados com o bebê e orientações da maternidade, com Dra. Mariângela Ribeiro Silva Duarte (pediatra).

Conforme a pediatria e coordenadora do SAAM, Dra. Maria Zelia Tavares Moreira, as palestras ajudam a tranquilizar a gestante quanto às dificuldades e preocupações normais das mães de primeira viagem. Ela explica que o fator psicológico também influencia na amamentação, por isso elas precisam estar preparadas para o contato com o bebê durante o aleitamento. “Ensinamos como fazer a boa pega no seio, como são as mudanças na fisionomia da mulher durante a gestação e como cuidar do umbigo, banho e outros cuidados com o recém-nascido”.

Para Raquel Carvalho, empresária de 30 anos, as palestras foram muito enriquecedoras. “Achei que a forma como as informações foram colocadas, de maneira prática e objetiva, facilitou a nossa compreensão”. Ela acrescentou ainda que a organização fez toda a diferença. “Impecável, e a moça que nos recepciona é muito agradável e simpática”, diz Raquel, que já está com 30 semanas de gestação e espera ansiosa a chegada de seu primeiro filho, o pequeno Téo.

O papai de primeira viagem, Lucas Vaz Teixeira, advogado de 30 anos, acha interessante a participação do pai nestes momentos. “Nos primeiros dias a ajuda do pai é essencial. Inclusive para a amamentação, por isso, penso que é importante conhecermos as necessidades de um recém-nascido”.

Hospital Amigo da Criança

A Santa Casa foi o primeiro hospital de Juiz de Fora a receber do Ministério da Saúde o título de Hospital Amigo da Criança, em 2009, consolidando-se como instituição de referência no atendimento a gestantes de alto risco. A instituição também é uma precursora na realização do Curso de Gestantes, que atualmente acontece cerca de quatro vezes por ano.