Arquiteta ganha Prêmio Saint-Gobain com projeto para Santa Casa JF

Com projeto sustentável e repensando o hospital do futuro, o escritório IMAginal é premiado em primeiro lugar no Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura, categoria profissional. A arquiteta Moema Loures, autora do projeto e professora da PUC-Rio, recebeu o prêmio no Fórum Internacional de Arquitetura, durante a Expo Revestir, em São Paulo. "Trabalhamos com uma matriz de sustentabilidade que envolve o aproveitamento máximo da energia solar, ventilação natural e redução do consumo de água. Os acréscimos de paredes e elementos nas fachadas são feitos através da construção a seco e projetados a partir de modulações e elementos pré-fabricados, integrados com soluções de acessibilidade. Os materiais utilizados em grande quantidade são padronizados, de fácil manutenção e limpeza", explica ela.

Consolidando o foco na área de saúde, o IMAginal, que também foi premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil em dezembro de 2014, busca transformar os ambientes hospitalares em espaços sustentáveis, lúdicos e eficientes que reduzam os erros médicos e infecções hospitalares e, paralelamente, deslocam o foco do paciente da doença.

Dentro do projeto destaca-se o painel  do quarto hospitalar conceito, projetado para pensar o Hospital do Futuro. Com uma estrutura central pré-fabricada, modular e integrada, ele pode ser rapidamente instalado em um quarto de hospital ou em uma enfermaria. Integrado com sistema de gases, iluminação e elétrica, é de fácil instalação e manutenção, podendo ser utilizado de forma permanente ou temporária.

O prêmio

Criado com o objetivo de reconhecer importantes projetos da construção civil sustentável, o “Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura” recebeu 1.056 inscrições de profissionais e estudantes, 310% mais que em sua primeira edição, em 2013. Em sua segunda edição, a premiação já é a maior do segmento, o que reafirma o peso da sustentabilidade no setor da construção civil no Brasil. Esta edição, que comemora os 350 anos do Grupo Saint-Gobain no mundo, entregará mais de R$ 100 mil em prêmios e um carro zero quilômetro.

Foram recebidos trabalhos de escritórios renomados como Athié | Wonrath, Edo Arquiteturas, GPA&A e Una, entre outros das áreas de arquitetura, urbanismo, arquitetura de interiores, engenharia e tecnologias de construção civil. O prêmio propõe que os projetos estejam em sinergia com a matriz de sustentabilidade da Saint-Gobain, focados em aspectos econômicos, sociais e ambientais, além de apresentar soluções e práticas inovadoras no mercado brasileiro.

A lista de todos os premiados foi divulgada no dia 20 de fevereiro. Já a classificação dos vencedores foi revelada em evento de premiação durante a Revestir, feira do setor de construção civil, no dia 06 de março.