27/11

Feira de Saúde combate a obesidade neste domingo (1)

 

 No próximo domingo (1), das 8 às 12h30, será realizada uma Feira de Saúde no Museu Mariano Procópio, visando o combate à obesidade e outros fatores que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. A equipe do programa Vida Saudável Plasc – composta por profissionais das áreas de medicina, enfermagem, nutrição e psicologia - estará à disposição da população, calculando o Índice de Massa Corporal (IMC), aferindo pressão e medindo a circunferência abdominal dos participantes. “A obesidade é o primeiro passo para o desenvolvimento de outras doenças crônicas, que acometem um alto nível de vulnerabilidade às pessoas”, explicou a coordenadora do programa, a psicóloga Adriana Monteiro. “Já que estamos caminhando para um envelhecimento populacional, nada mais importante do que fazer com que esta população envelheça com saúde”.

 

A psicóloga Adriana Moteiro, coordenadora do programa Vida Saudável Plasc, em palestra que instruiu a comunidade a prevenir queda de idosos no domicílio

 

Segundo dados do Ministério da Saúde coletados na pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), mais da metade da população brasileira acima de 18 anos está acima do peso (51%). O estudo revelou que a obesidade também cresceu no país – principalmente entre as mulheres -, atingindo o percentual de 18%. “As pessoas estabelecem uma relação de dependência com a comida, atribuindo a ela a função de saciar suas emoções”, contou Adriana. “Muitas vezes, logo após a refeição vem a culpa. É preciso buscar o equilíbrio de uma vida saudável, onde a satisfação venha do bem estar”. Durante a feira, uma nutricionista dará dicas de como combinar os alimentos nas diferentes refeições do dia, a fim de seja ingerida apenas a porção diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

A equipe do programa Vida Saudável Plasc reúne profissionais das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia

 

A falta de exercícios físicos também é uma grande vilã no combate às síndromes metabólicas, e foi pensando nisso que a equipe do Vida Saudável Plasc escolheu o Museu Mariano Procópio como cenário para a ação. “Além de ser um lugar histórico, de referência cultural na cidade, o museu é um ambiente agradável e muito convidativo para atividades físicas. Quem visitar a feira poderá ver pessoas caminhando, correndo, se alongando e ser motivado a se juntar a elas”, disse a coordenadora. “Os exercícios físicos e a alimentação balanceada trazem qualidade de vida e equilíbrio emocional. A vida social fica mais ativa, as relações ficam melhores. Esperamos receber pessoas de todas as idades. A Feira da Saúde é uma programa para toda a família”. 

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo