Palestra gratuita dá dicas de prevenção de quedas no domicílio

O Plasc, por meio do programa “Vida Saudável Plasc” – dedicado a projetar e executar ações de prevenção e promoção da saúde –, irá realizar, no dia 20 deste mês, um evento informativo que visa repassar a toda a comunidade estratégias para reduzir os riscos de acidentes domésticos, com foco naqueles que envolvem pessoas idosas. “Este é um evento destinado principalmente a acompanhantes, cuidadores, familiares, enfim: todas as pessoas que lidam com indivíduos que carecem de cuidado e atenção para deambular mesmo dentro de casa. O objetivo é informá-los sobre os riscos que os ambientes domiciliares oferecem, principalmente no que diz respeito aos idosos”, disse a coordenadora do Vida Saudável Plasc, Adriana Monteiro.

Segundo dados da OMS divulgados em 2010, a queda é responsável por mais de 50% das hospitalizações relacionadas a ferimentos ocorridas entre pessoas com mais de 65 anos. Além disso, ela é apontada como a segunda principal causa de morte por lesão acidental ou não intencional em todo o mundo, ficando atrás apenas dos acidentes rodoviários. “Uma queda dentro do domicílio pode ter consequências sérias, como fraturas que impeçam o idoso de gozar plenamente de sua independência funcional e autonomia”, explicou Adriana. As principais causas subjacentes de todas as admissões hospitalares relacionadas à queda são: fratura do quadril, lesões traumáticas do cérebro e ferimentos dos membros superiores.

As atividades do evento serão iniciadas às 16h, no Salão Nobre da Santa Casa de Juiz de Fora (SCMJF). A primeira fala será da fisioterapeuta Silmara Peres, que dará dicas de organização do ambiente doméstico. Depois, será a vez de Mariane Ricon (nutricionista) abordar os aspectos necessários para uma alimentação saudável, que ajude no fortalecimento de ossos e músculos. A previsão é de que o evento se encerre às 17h.

Qualquer pessoa interessada poderá participar, ficando sujeita apenas à disponibilidade de vagas, que são limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3257-7500, até o dia 19 de novembro.