Santa Casa sedia lançamento da Liga Acadêmica Unificada de Transplante de Órgãos de Minas

Nesta quarta-feira, dia 28 de maio, a Santa Casa abre suas portas para o lançamento da Liga Acadêmica Unificada de Transplante de Órgãos de Minas Gerais (LAUTO/MG). A partir das 19h, no Salão Nobre do Hospital, as diretorias das duas instituições irão se reunir com acadêmicos de todas as faculdades – e de todas as áreas da saúde – para debater alguns dos temas mais pertinentes no que se refere ao transplante de órgãos: a Dra. Isabelle Ventura, médica do MG Transplantes, estará presente para falar um pouco sobre o Protocolo de Morte Encefálica; Dr. Gláucio da Silva Souza, professor da UFJF e cirurgião da UPI de Transplante Renal da Santa Casa, também marca presença discorrendo sobre a os desafios da captação de órgãos; Dra. Hélady Sanders Pinheiro, professora da UFJF, irá focar no transplante de rins; e o Dr. Márcio de Souza, cirurgião da UPI de Transplante Renal da Santa Casa, irá abordar as técnicas cirúrgicas utilizadas em transplantes renais.

Após as apresentações, haverá um coffee break e então será aplicada uma prova para seleção dos membros que irão compor a Liga. Estão em jogo seis vagas por faculdade (UFJF, Unipac e Suprema). Segundo o diretor da LAUTO, Ricardo Bach Cater, que está no 3º período do curso de Medicina da Unipac, as atividades não ficarão restritas à sala de aula: “A Liga abre espaço para debate dos assuntos ligados aos transplantes fora da sala de aula: queremos desenvolver trabalhos acadêmicos em congressos, artigos científicos, e, por se tratar de um assunto tão importante, realizar ações que eduquem a população”. Ele deixa claro que há espaço para inclusão de acadêmicos de outras áreas da saúde, como a Psicologia, o Serviço Social e a Enfermagem. “O médico precisa andar de mãos dadas com as outras áreas, principalmente quando o assunto é transplante. E ele precisa aprender, desde cedo, a trabalhar em equipe”.

Segundo o diretor da LAUTO, Ricardo Bach Cater, serão inclusos acadêmicos de outras áreas da saúde, como a Psicologia, o Serviço Serviço Social e a Enfermagem.

O nefrologista responsável pelo Ambulatório Pré-Transplante Renal da Santa Casa, Dr. Gustavo Fernandes, comemora a concretização desta iniciativa, que traz benefícios a todos os lados: “A Santa Casa, como Hospital de Ensino, só tem a ganhar com o engajamento de acadêmicos num processo tão importante e tão desenvolvido pela casa. Para a sociedade, o benefício é ainda maior, pois além de serem replicadores de informações sobre doações de órgãos e transplantes, os alunos serão profissionais ainda mais capacitados para atender a população neste sentido”.

Inscrições por telefone

As inscrições para o lançamento da LAUTO podem ser feitas através do número 9944-8777, pelo valor simbólico de R$10.