Vida Saudável Plasc realiza ação preventiva ao câncer de mama em comemoração ao Dia da Mulher

Na última sexta-feira, 7, a equipe multidisciplinar do programa Vida Saudável Plasc esteve nas enfermarias da Santa Casa destinadas ao SUS, abordando pacientes e acompanhantes de todas as idades e chamando a atenção das mesmas para um assunto que é prioridade da agenda de saúde no Brasil: a prevenção do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) - órgão do Ministério da Saúde que atua nas áreas de pesquisa, ensino, assistência, prevenção e vigilância do câncer e gestão da rede de atenção oncológica -, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente em todo o mundo, e o mais comum entre as mulheres.

Acompanhantes e pacientes relataram experiências com o câncer de mama, obtidas com familiares ou amigos doentes

“É importante ficar de olho, se cuidar, manter os exames em dia, porque quando o câncer é diagnosticado e tratado oportunamente há maior chance de cura”, explicou a psicóloga e coordenadora do Vida Saudável Plasc, Adriana Monteiro. A orientação é de que toda mulher com mais de 40 anos deva procurar um posto de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde pelo menos uma vez por ano, mas esta faixa etária pode variar conforme o histórico de cada pessoa: “As mulheres com história familiar de câncer de mama podem ter esta herança genética, e aí o risco de desenvolvimento da doença é maior”.

Folders educativos sobre o assunto foram entregues às mulheres abordadas. O material foi produzido pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) órgão do Ministério da Saúde.

Segundo as recomendações do INCA, outros cuidados, como não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar, alimentar-se bem e praticar atividades físicas, também podem ajudar a prevenir o câncer de mama. “A mulher deve procurar olhar, sentir e perceber o que é normal para as suas mamas. Ao reparar alguma alteração, deve procurar um médico imediatamente”, orientou Adriana. “Responsabilidade e carinho com a gente em primeiro lugar!”.

*dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)