Vamos falar sobre Segurança do Paciente? Protocolo de identificação

A técnica de enfermagem Cristiane Oliveira e a enfermeira Samyra Mansur fazem parte da equipe do NSP da Santa Casa

O Protocolo de Identificação do Paciente visa garantir a correta identificação do paciente, para assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina e, com isso, reduzir a ocorrência de incidentes na Instituição.

Para a identificação adequada dos pacientes é preconizado no mínimo dois identificadores; na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, utilizamos três chaves identificadoras:

- Nome completo do paciente e/ou em casos de RN, nome completo da mãe do paciente;

- Data de nascimento do paciente;

- Número do atendimento.

Durante todo o período de internação do paciente na Instituição deve ser mantida a confirmação de seus dados. Essa identificação pode ser realizada também através de prontuário eletrônico, placa de identificação no leito, prescrição médica e participação ativa do paciente e familiares, sempre que o paciente for submetido a algum cuidado.

O Núcleo de Segurança do Paciente utiliza mecanismos de monitoramento e auditorias para verificar o cumprimento deste protocolo e garantir a correta identificação de todos os pacientes em todos os cuidados prestados.

As equipes de enfermagem têm se mostrado muito comprometidas para cumprir com o protocolo trazendo segurança aos cuidados prestados. A boa comunicação entre o paciente/familiar e a equipe de enfermagem é fundamental para a eficácia deste protocolo.

Por Núcleo de Segurança do Paciente