Evento no Salão Nobre marca o ingresso de novos residentes

A Santa Casa, que já é reconhecida pelos Ministérios da Saúde e Educação como Hospital de Ensino, reafirma sua tradição este mês com o ingresso de 24 novos médicos residentes. A cerimônia oficial aconteceu na manhã do dia 2 de março, no Salão Nobre e contou também com a participação dos R2, médicos preceptores e supervisores de área.

O provedor da Irmandade Senhor dos Passos e diretor de ensino do hospital, professor José Ventura, conduziu a cerimônia. Na mesa com ele, o diretor clínico, doutor Geraldo Antônio de Souza; a diretora técnica médica, doutora Eunice Caldas; o vice-coordenador da COREME (Comissão de Residência Médica), doutor Jorge Baldi; o vice-diretor de ensino, doutor Áureo Delgado e também o superintendente administrativo da Santa Casa, senhor Aloysio Goreske.

Para o doutor Jorge Baldi, “a residência é o segundo vestibular na vida do médico” e citou Peter Druker, sobre um hospital ser a empresa mais complexa do mundo. Já o doutor Áureo Delgado falou sobre o convênio que integra residentes da Santa Casa de Ginecologia e Obstetrícia com os alunos do H.U, e também a disponibilidade do CEEP para dados estatísticos. “Desejo que a convivência de vocês seja propícia e benéfica. Ser residente é a melhor fase da vida de estudante. Com disciplina e boa convivência, vocês só têm a ganhar”, afirmou o doutor Geraldo Antônio. E a doutora Eunice Caldas ressaltou a importância da ética e do sigilo, principalmente com a utilização de aplicativos de redes sociais. Ela também destacou o cuidado e o rigor para o preenchimento do prontuário do paciente e das declarações de óbito.

Todos os novos alunos receberam uma cópia do regimento do corpo clínico e participaram de um café com os presentes.