Santa Casa realiza Simpósio de Cardiologia Intervencionista

Sistemas endovasculares, hemodinâmica, catéteres, stents e outros instrumentos de ponta estão disponíveis para a utilização em procedimentos  cardíacos não cirúrgicos, eles compõem as ferramentas dos cardiologistas intervencionistas no tratamento de doenças cardiovasculares. A alta prevalência da enfermidade arterial coronária na população mundial foi acompanhada pelo acelerado desenvolvimento tecnológico dos novos instrumentos. Que têm a finalidade de propiciar o tratamento não cirúrgico, de modo eficaz, seguro, previsível, e com resultado tardio permanente.  A evolução ocorre  com novos e sofisticados instrumentais, e, principalmente, na capacitação, treinamento e certificação dos profissionais, refletindo a crescente abrangência clínica dos pacientes tratados, cada vez mais múltipla e eficaz. Dentro deste panorama, o Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Santa Casa de Juiz de Fora promove o I Simpósio de Cardiologia Intervencionista no dia 11 de novembro de 2016.

De acordo o doutor João Batista Lopes Loures, hoje, oito médicos cardiologistas intervencionistas atuam no Hospital e realizam, em média,  160 procedimentos/mês. Destes procedimentos,  cerca de 70% são dedicados ao SUS. “Queremos promover novos conhecimentos, aperfeiçoamento e atualização. Levar novos procedimentos e técnicas recentes aos participantes. Esse simpósio é para facilitar as indicações e contraindicações, escolhemos os assuntos mais relevantes e também as novas tecnologias”, ressalta doutor João Batista.  Segundo o médico,  a iniciativa recebeu total apoio da direção do hospital  e do setor  de  Ensino. “Isto foi imprescindível para tornar  viável o evento. Esperamos que vire rotina na programação científica da Santa Casa, esperamos que o simpósio cresça a ponto de incluir a cardiologia geral, englobando todos os departamentos da cardiologia, evoluindo para um congresso de maior porte”.

Data: 11/11/2016

Início: 8h

Encerramento: 19h30

ATENÇÃO PARA MUDANÇA DE LOCAL: VICTORY BUSINNESS (AV. ITAMAR FRANCO)

VAGAS LIMITADAS

Mais informações: Direção de Ensino – 3229-2348 / 3229-2349 e Hemodinâmica – 3229-2220 / 3229-2853

Com emissão de certificado e pontuação CNA- AMB: 4 pontos.

Público alvo: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, residentes e acadêmicos de medicina e enfermagem.

Ao final do evento serão sorteados 1 laptop, 2 livros da Socesp,  5 oxímetros de dedo, 5 estetoscópios duplos e 5 esfingmomanômetros.

Cadastros incompletos seram desconsiderados.

Somente concorrerão ao sorteio, terão direito ao certificado e pontuação na CNA- AMB aqueles que tiverem, pelo menos, 75% de frequência no evento, conforme assinaturas na relação de presenças.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Coordenadores: Dr. João Batista Lopes Loures

Enf. Eldilany Wulff Landim da Costa

Comissão Organizadora:

Dr. João Batista Lopes Loures

Dr. Antônio José Muniz

Enf. EldilanyWulff Landim da Costa

Enf. RT Mara Lucia Welerson Sott Daldegan

Enf. Rossana G. Machado

Adm. Daniel Cabral

8h – 8h50 - Credenciamento

8h50 – 9h - Abertura

Mesa redonda: Cuidados de enfermagem no Cateterismo cardíaco.

9h – 9h15 - Avaliação pré-cateterismo e pré-angioplastia percutânea com stent (Enf. Érika Cristina Rodrigues Damasceno – Hospital Lifecenter - BH)

9h15 – 9h30 - Preparo de paciente com antecedentes de alergia ao contraste iodado (Enf. Júlia Gonçalves–Universo – Juiz de Fora)

9h30 – 09h45 - Preparo do paciente renal crônico (Enf. Érika Cristina Rodrigues Damasceno – Hospital Life Center - BH)

9h45 – 10h - Via de acesso femoral e radial: anatomia, punção e retirada de introdutores (Dr. Cássio Nunes - SCMJF)

10h – 10h10 - Discussão

Coffee-break

Revisão: Tópicos relevantes para equipe de enfermagem/hemodinâmica

10h30 – 10h45 - Infarto Agudo do Miocárdio - IAM (Téc. Enf. Raquel Pascoal – SCMJF)

10h45 – 11h – Arritmia cardíaca (Dr. Marco Rangel - SCMJF)

11h– 11h15 – Ecocardiograma da estenose mitral – escore de Block-Wilkins (Dr. José Dondici Filho - SCMJF)

11h15 – 11h30 – Valvotomia mitral percutânea com cateter-balão (Dr. João Loures - SCMJF)

11h30 – 11h40 – Discussão

Conferência

11h40 – 12h10 – Cardiopatias congênitas: possibilidades de tratamentos percutâneos (Drª Sara Guedes - HMTJ)

12h10 – 13h30Simpósio Satélite DAIICHI – SANKYO: Terapia antiplaquetária

- Quais as opções correntes?

- Como podemos individualizar o tratamento?

- Quais drogas?

- Quanto tempo?

Palestra

13h50 – 14h20 – Injúria renal aguda induzida por contraste – perspectivas do nefrologista (Dr. Paulo Rogerio R. Moreira - SCMJF)