Assistência multiprofissional: uma realidade na SCMJF

Unidade de Prática Integrada de Ortopedia completa 4 anos com sucesso

Era o início da tarde de uma sexta-feira quando o pedreiro Adílson Barreiras, de 53 anos, tropeçou no meio fio de uma calçada, no caminho para o barbeiro. Esse tombo, aparentemente  simples, provocou duas fraturas na tíbia da perna direita, osso que fica na canela.  Depois de oito longos dias no Hospital de Pronto Socorro e muita dor, ele foi transferido para a Santa Casa e foi aí que, segundo ele, “tudo mudou da água para o vinho”. A assistência prestada ao Adílson pela Unidade de  Prática Integrada (UPI) de Ortopedia, no sétimo andar do hospital, foi essencial para sua recuperação com qualidade técnica, humanização e num curto espaço de tempo.

Em setembro de 2016 a UPI de Ortopedia completa quatro anos de trabalho desde sua  implantação e já realizou  mais de 1.900 atendimentos, todos destinados exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atuando na média e, principalmente,  na alta complexidade, maior gargalo do SUS, a UPI de Ortopedia da Santa Casa de Juiz de Fora comemora os resultados surpreendentes.

“O trabalho em equipe é o centro do projeto, buscando humanização do atendimento, melhores resultados clínicos e uma interface com as outras UPI’s. Nosso foco também está na diminuição do tempo de internação, com redução de custos para o hospital e menos complicações para o paciente”, explica o coordenador, o ortopedista Fabiano Bolpato Loures, que ainda  é Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora e Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Juiz de Fora.  Ele completa e diz “agradeço a direção e à presidência da Santa Casa, pois este projeto para mim é valioso e por ele tenho muito apreço.  Falar da UPI de Ortopedia é sempre um grande prazer, assim como fazer parte dela”.

Estudos e avaliação de resultados

A prática da equipe está pautada em estudos que resultam em  trabalhos científicos realizados dentro da UPI de Ortopedia. Durante estes anos, alguns foram publicados e outros estão em vias de publicação.  A equipe reúne-se  periodicamente e todos os encontros são devidamente documentados. A assistência prestada é analisada e gera estatísticas que permitem ajustes no processo de gerenciamento, o setor responsável pela gestão dos dados é o  Centro de Estatística, Epidemiologia e Pesquisa (CEEP), que emite demonstrativos trimestrais.

A UPI de Ortopedia

É formada por profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares administrativos e farmacêuticos, todos como foco na segurança do paciente, humanização, melhores resultados e redução de custos. Tudo isso faz com o que o leito gire mais rapidamente e mais pacientes possam ser beneficiados, como o Adílson. Veja aqui quem são cada um deles: