Curso de Emergências em Clínica Médica tem aula inaugural

A primeira aula do Curso Anual de Emergências em Clínica Médica aconteceu no dia 10 de março, às 19 horas, no Salão Nobre. Setenta e quatro alunos assistiram a palestra da Dra. Maria Aparecida Braga, Presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência Minas Gerais - ABRAMED e coordenadora de cursos da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva - SOMITI, que levantou discussões sobre o tema “O profissional de saúde frente aos desafios do atendimento nas urgências e emergências”.

“É um privilégio recebermos a Dra. Maria Aparecida, pela sua representatividade. Ela tem uma visão de gestora, mas também de quem atua na área. Isso acrescenta muito para os alunos”, ressalta o coordenador do curso, Dr. Sérgio Pontes.  Segundo ele as mais de 90 inscrições superaram todas as expectativas. “Esse número alto de inscritos ressalta que a Santa Casa está progredindo como um Hospital de Ensino.”

Segundo o Dr. Áureo Delgado, vice-diretor de ensino do hospital, o objetivo do curso é a disseminação dos conceitos sobre emergência e urgência para os residentes da casa. “Queremos promover a reciclagem e atualização do conhecimento dos médicos que aqui trabalham, além de permitir mais informações aos acadêmicos da área. O curso também oferece aos acadêmicos da cidade um conhecimento de emergência num local onde eles poderão ser residentes futuramente”, completa o vice-diretor.

Tanto o coordenador do curso, quanto o vice-diretor de ensino consideram o estudo sobre o tema imprescindível para a articulação dos diversos profissionais de saúde que atuam de forma conjunta e complementar. “Precisamos enfatizar  a importância do tema e promover atualização dos médicos para conseguirmos melhor desempenho. Principalmente dos residentes que atuam na Santa Casa 24 horas por dia”, explica Dr. Sérgio Pontes.

1 2 3 4 5 > >>