UPI de Cirurgia promove Programa de Educação Continuada para a Assistência Multiprofissional

Na última segunda-feira, 31, teve início na Santa Casa o Programa de Educação Continuada para a Assistência Multiprofissional. Idealizado e promovido pela Unidade de Prática Integrada (UPI) de Cirurgia do hospital, o projeto consiste na realização de palestras de abordagem multidisciplinar a temas pertinentes à especialidade, em toda última segunda-feira do mês.

Neste primeiro encontro - que aconteceu às 19h, no Salão Nobre da instituição -, foi discutido o Suporte Nutricional no Perioperatório. “Acho que começamos o curso com o pé direito. Justamente no Dia do Nutricionista, um tema pertinente e brilhantemente exposto pelos convidados”, comemora o coordenador da UPI de Cirurgia, Dr. José Otávio Junqueira.

Palestraram na ocasião Arícia Ferreira, nutricionista clínica da Santa Casa, graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade do Porto (Portugal), e o anestesiologista Dr. Marcelo Salgado, mestre em Saúde pela UFJF, doutorando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Curso de Ecocardiograma da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

Mais de 50 pessoas estiveram presentes. “A plateia foi dentro do esperado e o retorno imediato foi satisfatório. Vimos grande número de profissionais. Não somente médicos (anestesiologistas, cirurgiões, clínicos, epidemiologistas, residentes) e acadêmicos de Medicina, mas também enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos”, comenta o coordenador.

Para Arícia, as iniciativas de encontros acadêmico-científicos são extremamente positivas. “São ferramentas de união da equipe e de compartilhamento de conhecimentos que embasam a conduta do profissional referente à sua área de atuação”.

“A partir do momento que há um alinhamento de ideias entre as várias especialidades envolvidas e todos trabalhando em comum acordo para colocar estas ideias em prática, todos saem ganhando.”, pondera Dr. Marcelo. “Principalmente o paciente, que é o mais importante, pois ele retorna a sua família e à sociedade mais precocemente e com melhor qualidade de vida”.

Próximo encontro já tem data e tema definidos

O próximo encontro do Programa de Educação Continuada para a Assistência Multiprofissional já tem data e tema definidos. Será no dia 28 de setembro (última segunda-feira do mês), às 19h, sobre Ostomias, com palestras de profissionais das áreas de Medicina, Enfermagem e Psicologia. A entrada é gratuita e aberta a todo o corpo clínico e colaboradores da Santa Casa.