Ação para doação de medula óssea é sucesso na Santa Casa

A campanha de estímulo à doação de medula óssea, promovida pela Comissão de Humanização da Santa Casa em parceria com o Hemominas foi um sucesso. Em menos de três horas, o número máximo de cadastros disponíveis foi antigido. Ao todo, 62 colaboradores foram inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). De cada um deles, foram coletados 10ml de sangue, que serão destinados à realização do HLA (Antígenos Leucocitários Humanos), exame que traça as características genéticas do candidato para que seja verificada a compatibilidade com pacientes que estão na fila de espera para transplante de medula óssea.

Em menos de três horas, o número máximo de cadastros para doação voluntária de medula óssea foi atingido

A colaboradora Raquel Faria, da Contabilidade, foi uma das cadastradas. Ela contou que ficou sabendo da campanha pelos jornais-murais do hospital e logo se dispôs a participar. "Torço para ser compatível com alguém que esteja precisando de transplante", afirmou. Michelle Amorim, enfermeira, também se voluntariou à doação de medula óssea. Para ela, a oportunidade de se cadastrar durante o expediente facilitou a adesão dos colaboradores, que muitas vezes não têm disponibilidade para ir ao Hemominas ou mesmo desconhecem o processo da doação. "É um processo muito simples, que não traz problemas para o doador, e muita gente não sabe disso".

Colaboradores leram e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para Cadastramento no REDOME

Dr. Fred Whitaker, médico e coordenador do MG Transplantes Regional Zona da Mata, também participou da ação e aproveitou para se cadastrar. Whitaker sublinhou a importância de se voluntariar e aumentar a possibilidade de transplante para os pacientes que aguardam na fila de espera. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a chance de compatibilidade entre doador e receptor não aparentados é de uma em cem mil.

Por meio de palestras, a equipe do Hemominas tirou as dúvias dos colaboradores acerca do processo de doação

Débora Carvalho, da Captação do Hemominas, explica que, em caso de compatibilidade, o colaborador será novamente consultado para decidir sobre a doação. Caso concorde, será submetido a outros exames de saúde. "A doação de medula óssea é realizada a partir de um pequeno procedimento cirúrgico de, aproximadamente, 90 minutos. São feitas punções nos ossos da bacia, através de agulhas especiais, sob anestesia", explica ela. "O doador fica internado de um dia para o outro, e partir de então, poderá ir para casa, e ter uma vida normal".

Ação foi promovida pela Comissão de Humanização da Santa Casa, em parceria com o Hemominas, a fim de fortalecer campanhas já iniciadas pelas famílias de pacientes que aguardam pelo transplante

A psicóloga e coordenadora da Comissão de Humanização, Elizeth Custódio de Souza, comemora o sucesso da campanha. "Fiquei comovida com a solidariedade demonstrada pelos colegas da Santa Casa". Elizeth aproveita para convidar, de antemão, os colaboradores para a próxima campanha, que será de doação de sangue. A data e horário serão divulgados em breve.