Santa Casa promove ação para estimular a doação de medula óssea pelos colaboradores

Na próxima sexta-feira, dia 19 de junho, a Santa Casa promove uma ação para estimular a doação de medula óssea pelos colaboradores do hospital. Das 8 às 12h, a equipe do Hemominas estará na Sala de Convivência da instituição coletando amostras de sangue dos funcionários para cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

“Apenas 5ml de sangue são necessários para realizar o cadastro. A amostra é destinada à realização do exame HLA (Antígenos Leucocitários Humanos), que irá traçar as características genéticas do candidato e verificar a compatibilidade com pacientes que estão na fila de espera para transplante de medula óssea”, explica Rosani Martins, que faz parte da equipe de Captação de Doadores de Sangue e de Medula Óssea do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, unidade da Fundação Hemominas.

Proposta da ação é ampliar e fortalecer campanhas já iniciadas pelos pais de pacientes que estão na fila de espera pelo transplante de medua óssea

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a chance de compatibilidade entre as células de um doador e um receptor não aparentados é de uma em cem mil. “Portanto, quanto mais candidatos cadastrados, maiores as chances de encontrar o doador ideal para pacientes que precisam do transplante”, enfatiza Rosani.

A psicóloga e coordenadora da Comissão de Humanização, Elizeth Custódio de Souza, explica que “a proposta é fortalecer e ampliar campanhas já iniciadas pelos pais de pacientes que aguardam na fila de espera”.

Este é o caso de Paulinho. Paulo Sérgio, 5 anos, luta contra a leucemia desde abril de 2013, quando foi diagnosticado. Ele ficou conhecido pela forma que seus pais enfrentaram a doença, vestindo-se de super-heróis para animá-lo nas altas hospitalares. Nas redes sociais, a hashtag “#JuntosPeloPaulinho” sensibilizou a sociedade acerca da importância da doação.

Outra corrente do bem que estimulou a ação no hospital foi a da família da bebê Marina, de um ano e meio, que aguardava um doador compatível para transplante de medula óssea. Marina faleceu na tarde de terça-feira (16), também com leucemia.

Para se candidatar como doador, é necessário ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas.