SESMT da Santa Casa promove a campanha Junho Zero

Este mês, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Santa Casa está promovendo a campanha Junho Zero. O objetivo é diminuir o índice de acidentes de trabalho envolvendo material biológico, ou seja, aqueles em que o colaborador fica exposto a fluidos corpóreos do paciente, como sangue, vômito, urina, saliva e secreções vaginais. Esta exposição pode ocorrer por meio de lesões com instrumentos perfurocortantes (agulhas, lâminas de bisturi e vidrarias) ou pelo contato do material biológico com a mucosa dos olhos, narinas ou boca.

Desde a semana passada, estão sendo realizadas vistorias nos diversos setores de assistência ao paciente, verificando se todas as providências relacionadas aos descartex estão sendo tomadas (a montagem da caixa, o respeito ao seu limite de descarte e a identificação da mesma) e se os dispositivos de segurança estão sendo corretamente ativados.

Além disso, os colaboradores recebem orientações para prevenção dos acidentes com material biológico por meio de treinamentos promovidos pelo SESMT e conversas informais durante as vistorias. Ontem (9), às 10h, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) iniciou as blitzen pelo hospital pela campanha Junho Zero, com distribuição de folders informativos.

Além do ferimento em si, a grande preocupação em um acidente com material biológico se deve à possibilidade de infecção com um patógeno de transmissão sanguínea, especialmente os vírus da hepatite B e C e da AIDS. Os colaboradores que sofrem este tipo de acidente recebem acompanhamento médico de seis meses pelo Hospital de Pronto Socorro (HPS) e de um ano pelo SESMT.