03/04

Vida Saudável Plasc promove Feira e Seminário em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o programa Vida Saudável Plasc irá promover dois eventos: no domingo, dia 6, a feira “Atitude rima com saúde”, no Museu Mariano Procópio. Já na quarta-feira, 9, no Salão Nobre da Santa Casa, o seminário “Um novo olhar à pessoa idosa”.

 

“Atitude rima com saúde”

Durante a feira, que será realizada das 8 às 12h, a equipe multidisciplinar do programa - com ajuda dos estagiários da Escola Técnica de Enfermagem da Santa Casa - realizarão aferição de glicose e pressão, medida de circunferência abdominal e cálculo de IMC dos participantes. Ao final das análises, cada pessoa receberá um parecer da médica da equipe, diante dos resultados obtidos. “Cada detalhe desta promoção foi planejado para o bem estar das pessoas que passarem por nós”, disse, contente, a psicóloga e coordenadora do Vida Saudável Plasc, Adriana Monteiro.

 

 

Feira será neste domingo (6), das 8 às 12h, no Museu Mariano Procópio. Imagem de arquivo

 

O evento também contará com música ambiente ao vivo – voz, violão e percussão -, e distribuição de mudas de flores e arbustos. Além disso, a enfermeira da Santa Casa, Eliene Ribas, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), conscientizará os participantes acerca da importância da doação de órgãos: “A carência de doadores de órgãos é um grande obstáculo para os transplantes no Brasil. Quanto mais a população se conscientizar da importância de se tornar um doador, menor será a angustiante fila de espera por órgãos”, explicou ela. A Santa Casa é, atualmente, a segunda maior unidade transplantadora de Minas Gerais*. 

 

A equipe multidisciplinar do programa Vida Saudável Plasc estará na feira realizando aferição de glicose e pressão, medida de circunferência abdominal e cálculo de IMC dos participantes. Imagem de arquivo

 

Seminário “Um novo olhar à pessoa idosa”

Representantes do poder público, autoridades da área de saúde e membros atuantes da política regional, estarão reunidos das 14 às 16h, no Salão Nobre da Santa Casa, discutindo experiências, desafios e possibilidades desta camada da população que, em 40 anos, representará 30% da população mundial. “O objetivo deste evento é promover a cultura de conhecimento, de conscientização e de preparação para o futuro“, conta a psicóloga e coordenadora do programa, Adriana Monteiro.

 

 Políticas públicas

A primeira mesa, intitulada “Ações para promoção da saúde da pessoa idosa”, contará com a presença da chefe do Departamento da Saúde do Idoso da Prefeitura de Juiz de Fora, da Dra. Stela Maria Bittencourt, falando sobre as ações do município no enfrentamento da longevidade da população. Também participará da mesa o diretor técnico do Plasc, Dr. Gilberto Quinet, falando sobre a longevidade aos olhos da Saúde Suplementar. A médica coordenadora do programa Mais Vida, Dra. Elaine Maria Barbosa, discorrerá acerca das propostas do Governo do Estado para as pessoas idosas.

 

A sociedade e o idoso

Sob o tema “As mudanças sociais e a pessoa idosa”, a segunda mesa também contará com três participantes: Flávio Tessutti, do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Juiz de Fora, ponderando acerca dos direitos do consumidor idosos; a assistente social Silvana Loures, Assessora de Responsabilidade Social da Santa Casa, abordando o papel da sociedade no cuidado com a pessoa idosa; e Scheila Espíndola, a psicóloga do Instituto João de Freitas, discorrendo sobre a relação entre o indivíduo e a longevidade.

 

Inscrições para o seminário 

O seminário é aberto ao público e as inscrições são gratuitas, através do telefone 3257-7500. As vagas são limitadas.

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo