30 anos do Serviço de Transplante Renal

O Serviço de Transplante Renal da Santa Casa de Juiz de Fora (SCMJF) está completando 30 anos de existência, e não faltam motivos para comemorar: segundo dados da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), a Instituição figura, atualmente, entre as maiores unidades transplantadoras do Brasil e já é a segunda maior de todo o estado de Minas Gerais. Só neste ano, foram realizados 71 procedimentos, sendo 25 deles oriundos de doador vivo. A solenidade de comemoração do aniversário está agendada para esta sexta-feira (6), e contará com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Marques.

Solenidade de comemoração será nesta sexta-feira (6), no Salão Nobre da Santa Casa, e terá presença do Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Marques

O nefrologista Dr. Sebastião Ferreira, chefe do Serviço de Transplante Renal da Santa Casa, demonstra-se satisfeito com a conquista: “Sinto-me muito orgulhoso por ter ajudado o Serviço, desde o primeiro transplante, a chegar neste estágio. Certamente, muitos foram os que contribuíram para alcançar tamanho sucesso. Passamos por muitas dificuldades em todos estes anos, e esses resultados são frutos de muita persistência e confiança no trabalho sério desenvolvido por todo o grupo”, disse ele.

Ainda segundo a pesquisa da ABTO, no início do ano foi registrada uma leve queda no número de transplantes de sucesso no país (cerca de 10%). Enquanto isso, a Santa Casa operava sob um aumento de 100% em relação ao ano passado. O nefrologista responsável pelo Ambulatório Pré-Transplante Renal, Dr. Gustavo Ferreira, defende que a perceptível evolução no número de procedimentos realizados no Hospital se deveu, principalmente, ao engajamento da equipe envolvida. “Hoje, a mobilização dos médicos da Santa Casa nas UTI’s em relação ao diagnóstico de morte encefálica - que é a morte irreversível do cérebro do paciente - tem aumentado muito. Por isso, o transplante tem crescido” explicou ele. “Antigamente realizávamos, em média, um procedimento por mês. Hoje temos, praticamente, um por semana”.

Uma prova de amizade

Uma das mais marcantes histórias ocorridas em 2013 no Serviço de Transplante Renal foi a do eletrotécnico Maximiliano Machado, 35 anos, que doou um de seus rins para o advogado André Couto, 29, portador de insuficiência renal crônica descoberta aos 20 anos de idade. “A gente já se conhecia há bastante tempo, eu e o André, nós estudamos juntos durante o 2º grau. Desde então cultivamos esta amizade: sou casado com a prima dele, ele é padrinho da minha filha”, contou Maximiliano. “E eu fui vendo que ele estava piorando, né, depois das diálises. Então, sabendo da compatibilidade, conversei com a minha esposa e resolvi doar”. Apesar das dores que ambos relataram sentir – característica natural do pós-cirúrgico - a felicidade e a satisfação imperaram nos dias de recuperação. “O meu amigo me devolveu a minha vida de novo”, comemorou André. “Antes, eu ficava preso numa máquina durante 12 horas por semana, fora os dias que eu me sentia mal após a diálise, e aí tinha que ficar no hospital ou repousar em casa para melhorar. Com essa doação, eu não vou mais precisar passar por isso. O que ele fez por mim é fantástico”.

Maximiliano (à esquerda) doou um rim para seu amigo André (à direita): "Através da doação de órgãos, nós podemos sim fazer a diferença"

“Atualmente, o Brasil se encontra entre os países que mais realizam transplantes no mundo, é a melhor opção para o doente renal crônico: recupera o paciente socialmente, proporciona a melhoria da qualidade de vida”, ponderou Dr. Sebastião. “Certamente, ainda vamos evoluir cientificamente com o surgimento de novas drogas imunossupressoras, que possibilitem evitar a rejeição e proteger o paciente das complicações infecciosas e cardiovasculares”. Após a alta, Maximiliano relatou ter deixado o Hospital como uma nova pessoa: a doação do rim para o amigo fez do eletrotécnico alguém melhor. “Nós somos muito pequenos neste mundo. No entanto, se tomarmos certas decisões, podemos ser muito importantes na vida de uma pessoa. Através da doação de órgãos, nós podemos sim fazer a diferença. Esta é a mensagem que eu quero passar para todos a partir de agora”, disse ele.

Solenidade de comemoração será nesta sexta-feira, 6

Sob o tema “Vida nova, vida que segue”, a solenidade de comemoração do aniversário será realizada nesta sexta-feira, dia seis de dezembro, no Salão Nobre da Santa Casa. O Secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques, é presença confirmada no evento, palestrando sobre o transplante em Minas Gerais. Também discursará, na ocasião, o chefe do Serviço de Transplante Renal do Hospital, Dr. Sebastião Ferreira. Ele mostrará os números alcançados pela Instituição ao longo destes 30 anos.