Santa Casa sediará 1ª Semana de Prevenção da Violência na Infância e Adolescência de JF

A Santa Casa de Misericórdia (SCMJF) participará como apoiadora da primeira edição da Semana de Prevenção da Violência na Infância e Adolescência de Juiz de Fora, promovida pela Sociedade Mineira de Pediatria - Regional Zona da Mata - em conjunto com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento será realizado entre os dias quatro e dez de novembro, tendo como destaque o Seminário Multidisciplinar “Prevenção e diagnóstico de violência na infância e na adolescência”, agendado para oito de novembro, no Salão Nobre do Hospital.

Inscrições

As inscrições para o Seminário Multidisciplinar poderão ser feitas através do site da Sociedade Mineira de Pediatria (www.smp.org.br) sob o investimento de um livro infantil e um brinquedo, que deverão ser entregues na entrada do evento para recebimento do crachá. As vagas são limitadas.

Apoio

O Hospital Universitário (HU/UFJF) e o Programa Viva Vida também apoiam a 1ª Semana de Prevenção da Violência na Infância e Adolescência de Juiz de Fora.

Para mais informações, ligue para (32)8507-8204 (13 às 17h).

Confira abaixo a programação completa do Seminário:

08h30 – Abertura

09h00 – Tema I: Dados da violência em Juiz de Fora

Palestrante: Daniela Arbex – Jornalista Amiga da Criança (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), Repórter Especial - Tribuna de Minas,
Prêmio Esso de Jornalismo 2000, 2002 e 2012.

Coordenação: Dr. Antônio Aguiar

09h30 – Tema II: Desenvolvimento psicoemocional da criança

Palestrante: Dra. Luci Yara Pfeiffer – Médica Pediatra e Psicanalista de Crianças e Adolescentes; Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, Coordenadora da Associação DEDICA e do Programa HC DEDICA da UFPR (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente)

Coordenação: Dra. Lucélia Schmidt

10h20 – Intervalo

10h40 – Tema III: Como fazer o diagnóstico da violência

Palestrante: Dra. Luci Yara Pfeiffer

Coordenação: Dra. Marta Cristina Duarte

11h30 – Perguntas e respostas

12h00 – Almoço

14h00min – Tema IV: Abordagem da Vítima da Violência

Pontos abordados e palestrantes:

- “O papel dos profissionais de saúde” (20 minutos)

Palestrante: Dra. Luci Yara Pfeiffer

- “A intervenção do Ministério Público” (20 minutos)

Palestrante: Alex Fernandes Santiago - Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude

- Violência contra crianças e adolescentes nas escolas. O que fazer? (20 minutos)

Palestrante: Rudá Ricci – Sociólogo, Doutor em Ciências Sociais, Diretor Geral do Instituto Cultiva, Membro do Observatório Internacional da Democracia Participativa

- As intervenções sociais (20 minutos)

Palestrante: Flavio Checker – Secretário de Desenvolvimento Social (30 minutos)

15h20 – Espaço para perguntas

16h00 - Intervalo

16h10 – Tema IV: Prevenção da violência – O que todos podemos fazer?

Palestrante: Ruda Ricci – Sociólogo; Doutor em Ciências Sociais; Diretor Geral do Instituto Cultiva; Membro do Observatório Internacional da Democracia Participativa.

17h30 – Encerramento: apresentação cultural