No dia 6 de agosto, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora completou 167 anos. A instituição de saúde mais antiga da cidade foi peça fundamental em diversos momentos, não só para a cidade de Juiz de Fora, mas, também, para cada paciente que foi acolhido no hospital, com misericórdia, ética e compromisso com a vida.
Nestes anos, várias dificuldades foram enfrentadas e fizeram com que a Santa Casa de JF permanecesse fortalecida. Apesar de tudo, neste 2021, há muito o que se comemorar. Um dos motivos recentes foi a marca do sexto lugar em transplantes renais no Brasil, sendo a primeira fora das grandes capitais a ocupar esta posição.
Além disso, conforme ranking da revista americana “Newsweek” em parceria com a Statista, empresa global especializada em pesquisa de dados, a Santa Casa de JF integra a lista dos 100 melhores hospitais do mundo. No Brasil, o ranking World’s Best Hospitals 2021 _ Brazil destaca o hospital no top 100, entre mais de seis mil no país.
A lista de fatores a se comemorar cresce a cada dia, graças ao empenho de toda equipe. Por isso, a Santa Casa preparou uma semana inteira de eventos que visam a melhoria da infraestrutura e do atendimento, com tradição, inovação, excelência e qualidade. Para que cada paciente pudesse acompanhar tantas novidades, tudo foi transmitido ao vivo pela internet e permanece salvo no canal do YouTube da Santa Casa de Juiz de Fora.
Dr. Renato e Flávia Loures
Espaço Clínico Centro é expandido
O primeiro evento da programação de aniversário aconteceu no dia 5 de agosto. Para iniciar a comemoração com boas novas, foi inaugurada a expansão do Espaço Clínico Santa Casa Plasc Centro. Foram entregues 18 novos consultórios, todos modernos, amplos e com conforto – totalizando 42 consultórios, 60 médicos em 23 especialidades distintas -, seguindo os diferenciais que desde sua inauguração, em 2012, guiam o atendimento: pontualidade, segurança e confiança. O lema que permeia a campanha da inauguração registra, afinal, a intenção da expansão: “Ainda maior para cuidar mais de você”.
Na ocasião, Doutor Renato Loures, presidente da Santa Casa de JF, ressaltou que as melhorias da operadora de saúde da Santa Casa, o Plasc, são constantes, sempre com foco no cliente e registrando índices elevados de satisfação. De acordo com ele, o que permite isso é o olhar de inovação e a visão do futuro. O espaço, que deu início ao projeto de verticalização do Plasc, preza pelo atendimento de qualidade e o cuidado que os clientes merecem.
Missa em Ação de Graças
No dia 6, foi celebrada a Missa em Ação de Graças pelos 167 anos na Capela Senhor dos Passos. Padre José Leles da Silva, que também é diretor secretário da Santa Casa, celebrou a missa e pontuou que, na verdade, são 167 anos de misericórdia – palavra que representa o trabalho da equipe de transfigurar e restaurar vidas.
Na missa, Doutor Renato atribuiu as vitórias conquistadas até então aos colaboradores da Santa Casa de JF. Além disso, pontuou a capacidade que o hospital, nestes 167 anos, demonstrou de enfrentar dificuldades e todas as crises, sempre mantendo o compromisso com as pessoas. “É por elas que nós nos dedicamos dia e noite para entregar não só resultados, mas sorrisos, esperanças e transformação.”
XXIII Jornada Médica
A Santa Casa de JF também possui papel fundamental para a formação médica, tanto de estudantes quanto de já atuantes, provendo troca de experiência e constante aprendizado, principalmente nas Residências Médicas e nos eventos que realiza. Na comemoração de aniversário, entre os dias 9, 10 e 11 de agosto, aconteceu a XXIII Jornada Médica. O evento, direcionado a profissionais de saúde e realizado de maneira on-line, recebeu o tema “O impacto das vacinas e a saúde da população no pós-pandemia”.
Para essa discussão, diversos profissionais da Santa Casa foram convidados a debater o enfrentamento da Covid-19, os novos desafios e perspectivas para a medicina. O evento buscou abarcar as várias áreas da medicina e entender como será o futuro dos médicos e de sua atuação em cada uma delas.
Nova sede do Plasc e abertura da Meu Médico Clínica
No dia 12, a operadora de saúde Plasc ganhou uma nova sede na Avenida Rio Branco, com dois andares que recebem setores administrativos, vendas e atendimento aos clientes. O projeto busca ampliar o atendimento aos beneficiários, prezando pelo acolhimento e humanização. E, ainda, próximo ao hospital da Santa Casa e ao Espaço Clínico da operadora.
No mesmo dia, foi aberta a Meu Médico Clínica Plasc, com a intenção de aprofundar o vínculo entre médico e pacientes e fazer com que este contato seja ainda mais acolhedor. Lá, o cliente é contemplado com os serviços que são necessários para o momento, desde consulta a realização de exames, quando necessário, recebendo o amparo da equipe de enfermagem. Além disso, o grande diferencial é que os agendamentos podem ser feitos no mesmo dia, ou então, em alguns casos, na mesma hora.
Inauguração da Presidência da Santa Casa
Outro espaço inaugurado foi o da nova Presidência da Santa Casa, na sexta-feira (13), que ainda contou com apresentação completa por live no YouTube. O foco, também, é garantir o acolhimento e a segurança. Por isso, o projeto da recepção, das salas dos diretores e da reunião prezou por detalhes que valorizam a iluminação natural e a harmonia, feito em curvas, sem perder a privacidade necessária.
Homenagem aos colaboradores
Na segunda-feira (16), a Comissão de Humanização e o Recrutamento e Seleção promoveram uma homenagem à equipe que trabalha na Santa Casa há 40 anos ou mais. O evento foi destinado somente aos homenageados e líderes e teve a finalidade de agraciar aqueles que fazem parte das conquistas do hospital durante esse tempo de trabalho árduo e, sobretudo, frutífero.