Santa Casa JF faz homenagem para profissionais de saúde

Ao som de violino e com recepção digna de astros, os profissionais de saúde da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora foram homenageados pela instituição no Dia Mundial do Profissional de Saúde, celebrado na última quarta-feira (12). Para comemorar a data e lembrar os principais protagonistas da luta pela vida, o hospital entregou uma “Palma de Ouro”, símbolo que é o troféu da grande premiação de cinema de Cannes, na França.

A ação especial, feita por iniciativa da Comissão de Humanização da Santa Casa, aconteceu nos dias 12 e 13, na portaria que dá acesso aos profissionais. Com decoração especial, às 6h45 e às 18h45, durante 30 minutos, todos os profissionais de saúde foram recebidos ao som de violino ao vivo. O conceito da decoração, com muitas luzes, foi pensado para que todos se sentissem como estrelas do cinema. Uma homenagem para quem está sempre em cena para salvar vidas.

Nos dois dias, os profissionais de saúde receberam da Comissão de Humanização um “Kit Premiação”, com um troféu com a “Palma de Ouro”, uma máscara, álcool em gel e uma necessaire. A Palma de Ouro surgiu de uma tradição do Império Romano, quando os generais voltavam de suas batalhas e eram recebidos com a entrega de folhas de palmeira em uma bandeja de prata, a mais alta honraria na época. Hoje, o símbolo se tornou troféu da grande premiação de cinema de Cannes, entregue desde 1955 ao filme vencedor do Festival.

“A valorização humana na organização é um fator primordial para se alcançar resultados positivos. Entendemos a importância de cada funcionário em função de seu crescimento pessoal e organizacional. O colaborador precisa saber que é apreciado para estar satisfeito e mais engajado com o seu ambiente de trabalho. Esses valores trazem grande impacto para o hospital e no cuidado com o paciente”

Dr. Renato Loures
Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora

O diretor secretário da Santa Casa e responsável pela Comissão de Humanização, padre José Léles da Silva, falou sobre a importância de todos os profissionais durante a pandemia. “Nós temos ouvido dizer que estamos vivendo uma guerra com inimigo desconhecido. O inimigo é desconhecido, mas os nossos guerreiros são muito conhecidos. Eu tive oportunidade de ver heróis de carne e osso aqui na Santa Casa, lutando em defesa da vida de tantas pessoas. Nós queremos render nossa homenagem a esses heróis, heróis muito perto de nós, e agradecer por todo bem que fizeram. Nada que fizermos poderá pagá-los pela dedicação, pelo esforço, pelo risco que correram nesta linha de frente, nesta dura e árdua batalha. Que Deus os abençoe, os proteja. E a Santa Casa faz esta reverência, se curva diante desses profissionais de saúde para dizer muito obrigado, em nome de todas as pessoas que eles assistiram, todas as pessoas que ajudaram. Que cresçam cada vez mais nesta austeridade, nesta capacidade de servir sem querer retribuição”, comentou.

A criação da Comissão de Humanização visa atender às orientações do Ministério da Saúde, que instituiu a Política Nacional de Humanização (PNH) para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, fomentar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários do sistema.

“Eu tive oportunidade de ver heróis de carne e osso aqui na Santa Casa, lutando em defesa da vida de tantas pessoas. Nós queremos render nossa homenagem a esses heróis, heróis muito perto de nós, e agradecer por todo bem que fizeram. Nada que fizermos poderá pagá-los pela dedicação, pelo esforço, pelo risco que correram nesta linha de frente, nesta dura e árdua batalha”

Padre José Léles da Silva
Diretor secretário da Santa Casa e responsável pela Comissão de Humanização

2021: Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores

Por unanimidade, os Estados-membro da ONU decidiram designar 2021 como Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidados (YHCW). A decisão é um reconhecimento da dedicação e do sacrifício de milhões de profissionais de saúde na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19.

Segundo texto da ONU, em assembleia, realizada virtualmente, os Estados-membros e atores não estatais ressaltaram, em uníssono, o papel crítico dos profissionais de saúde e cuidados para garantir a saúde e prosperidade, enfatizando a urgência de abordar os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde.

“A decisão de hoje dá uma direção clara sobre o consenso e as ações necessárias na força de trabalho de saúde e cuidados. A OMS exorta todos os Estados-Membros, Instituições de Financiamento Internacional, Iniciativas Globais de Saúde e parceiros a investirem na prontidão da força de trabalho de saúde, educação e aprendizagem para controlar a pandemia, manter os serviços de saúde e se preparar para uma vacina contra a Covid-19”, afirmou Jim Campbell, diretor do Departamento de Força de Trabalho de Saúde na sede da OMS.

Com a palavra, as homenageadas

“Chegar à Santa Casa no Dia do Enfermeiro e ver aquela portaria toda iluminada, com aquele violino maravilhoso tocando, deu uma sensação de orgulho, um frio na barriga, foi um prazer. Parecia que era a primeira vez que a gente estava entrando no hospital. Eu sempre tenho essa sensação, pois acho que todo dia é um dia novo para cada um que entra no hospital. É um misto de orgulho de trabalhar na Santa Casa, de ser enfermeira. Um misto de prazeres”

Mara Wellerson Sott Daldegan

RT de enfermagem