PROGESTERONA

Indicação clínica: A progesterona é produzida pelo corpo lúteo, sendo marcador de sua existência (por consequência da ocorrência de ovulação) e de sua funcionalidade. Uma fração mí­nima é secretada pelas adrenais, elevando-se na hiperplasia adrenal congênita e em alguns carcinomas adrenais e ovarianos. Na gestação, eleva-se rapidamente nas primeiras semanas, refletindo o funcionamento do corpo lúteo e da placenta. Está diminuí­da na amenorréia, agenesia gonadal e morte fetal.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos. Informações importantes na avaliação do exame de Progesterona: - Paciente pré-puberais (Homem < 14 anos e Mulher < 11 anos); - Atraso de desenvolvimento: seios, estatura, genital; - Desenvolvimento precoce: seios, pelos pubianos, genital; - Aparecimento da menstruação ou outro motivo; - Informar medicamentos em uso recente; - Se mulher, avaliar: Atualmente a menstruação vem todo mês? Caso não venha, como é o ciclo? Até quando a menstruação foi regular? A menstruação vem com medicação ou espontaneamente? Uso de anticoncepcional ou algum hormônio? Qual? Já usou? Qual? Há quanto tempo parou de usar? Gravidez? Quantos meses? Data da última menstruação (1º dia).
Preparo: Jejum de 4 horas
Tipo material: Soro