PRO-INSULINA

Indicação clínica: Pro-insulina é produzida nas células beta das ilhotas e é clivada em insulina e peptí­deo C anterior a sua liberação na circulação. Normalmente, uma pequena quantidade de pro-insulina (2 a 3%) escapa da conversão e é secretada juntamente com insulina durante a estimulação da célula beta. Entretanto, pacientes gravemente hiperinsulinemicos mostram até 40% de insulina imunoreativa como sendo material pro-insulina like. A pro-insulina tem uma ação levemente hipoglicemica. A desordem clinica que mais consistentemente resultada em ní­veis séricos elevados é o insulinoma. Ní­veis aumentados de pro-insulina tem sido reportados em pacientes com insuficiente renal crônica, hipertireoidismo e hiperinsulinemia familiar. Pode ser útil no diagnóstico da hipoglicemia factí­cia.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos.
Preparo: Jejum obrigatório de 10 horas ou conforme orientação médica
Tipo material: Soro