CALCITONINA

Indicação clínica: A calcitonina é um hormônio produzido pelas células C parafoliculares na tireóide. Sua secreção é estimulada pelo cálcio e pela pentagastrina. A calcitonina diminui a reabsorção óssea osteoclástica. A dosagem de calcitonina encontra-se elevada no carcinoma medular da tireóide, em alguns pacientes com câncer (pulmão, mama ou pâncreas), nas pancreatites, tireoidites, falência renal, Sí­ndrome de Zollinger-Ellison, anemia perniciosa, gestação e recém-natos. Encontra-se diminuí­da na agenesia tireoidiana. Sua maior utilidade é para o seguimento dos pacientes com carcinoma medular da tireóide.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos, se realizou cirurgia da tireóide e quando, se alguém da família está realizando este exame ou cirurgia da tireóide e quando.
Preparo: Jejum de 4 horas
Tipo material: Soro