C-TELOPEPTIDEO - CTX-I

Indicação clínica: É um produto da degradação do colágeno, marcador da reabsorção óssea. O colágeno tipo I é sintetizado a partir de seu precursor (pró-colágeno tipo I) que contém extensíµes N- e C-terminais. Após um processo complexo, o pró-colágeno é convertido a colágeno pela remoção enzimática dos N- e C- pró-peptí­deos. Estes fragmentos são denominados telopeptí­deos. Ní­veis elevados são encontrados em crianças, pacientes com osteoporose, osteomalácia, osteodistrofia renal, em uso de corticóide, Doença de Paget, hiperparatireoidismo e hipertireoidismo. É útil para monitorização da resposta ao tratamento. Bifosfonatos e estrógenos reduzem os ní­veis de telopeptí­deos, após 3 meses de terapia adequada, em 30 a 40%. Ní­veis estão diminuí­dos em indiví­duos com hipoparatireoidismo.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos. Colher preferncialmente no período da manhã.
Preparo: Jejum obrigatorio de 8 horas
Tipo material: Soro, ou plasma em EDTA