Conheça o Museu da Saúde da Santa Casa de Juiz de Fora

Consciente de sua importância para a comunidade de Juiz de Fora, a Santa Casa preserva a memória da atividade médica e filantrópica do hospital. Por isso, possui patrimônio histórico disponível no Museu da Saúde, que conserva e valoriza o importante acervo de objetos que já não são utilizados de forma habitual.

O Museu foi inaugurado em 11 de Agosto de 2006 e possui em seu acervo peças científicas clínicas, cirúrgicas, farmacológicas e odontológicas que contam a história da Santa Casa e da evolução da medicina e enfermagem.

O espaço é aberto para visitas de toda a comunidade. Em 2017, 480 pessoas estiveram no museu. O horário de visitação é: de segunda a quinta de 8h às 16h30;  às sextas, de 8h às 15h30. Escolas, faculdades e escolas técnicas devem agendar horário pelo telefone 3229-2213.

Curiosidades do acervo:

• Livro de Tratamento de Pneumonia Crônica: escrito em idioma francês (1860);

• Livro de Anatomia Patológica e Clínica do pulmão: escrito em idioma francês (1867);

• Livro de Cirurgia da Guerra Moderna: relato de vários médicos brasileiros que ocuparam os campos de batalha, demonstrando formas tratamento à pacientes feridos em período de guerra (1943);

• Tinteiro mata borrão com recipiente em Rubi: utilizado em 1889 pelo Barão da Bertioga, fundador da Santa Casa;

• Nossa Senhora do Carmo em Madeira: Datada do século XVIII, conhecida como Santa do Pau Oco;

• Máscara de Ombredonne: Utilizada para aplicar anestesia geral em pacientes até no início do século XX;

• Prescrições de pacientes internados na Santa Casa: entre os anos de 1915 e 1918;

1 2 3 4 5 > >>