Centro de Estatística, Epidemiologia e Pesquisa

O setor foi criado em 2008 para atender a demanda existente de realização de pesquisas clínicas na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e se chamou inicialmente Centro de Pesquisas Clínicas. Para que realizasse pesquisas clínicas em tempo hábil e de modo legal, ético e cientificamente satisfatório, a Santa Casa providenciou infra-estrutura apropriada e equipe devidamente treinada, composta por enfermeira e farmacêutica com formação e experiência em pesquisa clínica, médico-coordenador com formação em Saúde Pública e médicos pesquisadores de diversas especialidades.

Em 2012, o Centro de Pesquisas teve suas atividades ampliadas com a contratação de um doutorando e uma mestranda em Saúde Pública para atender as solicitações da nova linha assistencial da Santa Casa, Tornando-se o centro de Epidemiologia, Estatística e Pesquisa (CEEP). O CEEP/SCMJF tem como objetivo a coleta sistemática de dados de atendimentos ocorridos na instituição para produção de informação em saúde de qualidade que servirá como evidência para orientar decisões clínicas dos diversos serviços médicos da Santa Casa. Estas análises norteiam as equipes de saúde administrativas com precisão e rapidez, avaliando e monitorando periodicamente os resultados e indicando novas metas, possibilitando realizar no dia a dia, medicina de alta qualidade, baseada em evidências.

Membros:
Coordenador: Dr. Guilherme Cortes Fernandes
Assessor: Dr. Guillermo Patricio Ortega Jácome
Enfermeira: Bruna Silveira Almeida
Auxiliar administrativa: Maria Beatriz Portinari

Algumas Pesquisas desenvolvidas no CEEP nos últimos anos:

1. Análise do uso inadequado dos serviços de urgência e emergência de dois hospitais de referência de Juiz de Fora – Ano: 2014
  2. Relação entre o gato doméstico e a toxoplasmose em gestantes – Ano: 2016
  3. Perfil de resistência aos antibióticos utilizados nas Infecções do Trato Urinário em pacientes atendidos na Santa Casa de Misericórdia (2013-2014) – Ano:2017
  4. Uso da tecnologia na Clínica médica em Juiz de Fora / MG – Ano: 2017
  5. Avaliação das Cirurgias bariátricas realizadas em um hospital de grande porte da cidade de Juiz de Fora / MG – Ano:2018
  6. Análise do impacto das ações judiciais em um setor de referência de um hospital de grande porte de Juiz de Fora – Ano: 2018