Direção de Ensino

DIREÇÃO DE ENSINO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JUIZ DE FORA

A Direção de Ensino da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, subordinada diretamente à Presidência do Conselho de Administração, é um setor de aprendizagem que congrega profissionais de diferentes áreas da saúde com o objetivo de planejar, desenvolver e avaliar os resultados de atividades técnico-científicas de ensino, pesquisa e extensão, visando o conhecimento e melhor qualificação dos colaboradores internos da Instituição.

A Direção de Ensino é chefiada por:
Um Diretor de Ensino, hoje, PROF. JOSÉ VENTURA
Um Vice-Diretor de Ensino, hoje, DR. ÁUREO DE ALMEIDA DELGADO

Os Cargos de Diretor e Vice-Diretor de Ensino são de livre escolha e nomeação do Presidente do Conselho de Administração.

Estão vinculados à Direção de Ensino os setores:

a) Comissão de Residência Médica (COREME);
b) Coordenação de Residências Médicas;
c) Escola de Enfermagem;
d) Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE);
e) Cursos de Pós-Graduação lato sensu;
f) Coordenações Setoriais;
g) Biblioteca da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

São competências da Direção de Ensino:

a) Planejar, incentivar, promover e divulgar a realização de trabalhos científicos;
b) Pleitear a concessão de estágios em áreas específicas da saúde;
c) Promover e supervisionar reuniões científicas (Jornadas Médicas), Cursos de Especialização “lato sensu” e de Extensão, no âmbito da SCMJF;
d) Participar das atividades do planejamento e execução científica da COREME e dos Internatos;
e) Coordenar estágios curriculares e extracurriculares;
f) Incentivar, coordenar e supervisionar o desenvolvimento de projetos de extensão que visem a melhoraria da qualidade dos serviços prestados pela da SCMJF;
g) Proporcionar meios de estudos através de acervo atualizado, revistas científicas e bibliotecas virtuais na área da saúde.

As competências são exercidas, incentivadas e promovidas pelo Diretor de Ensino e na sua falta pelo Vice-Diretor.


COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA (COREME)

A Comissão de Residência Médica – COREME, da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, é uma instância auxiliar da Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM e da Comissão Estadual de Residência Médica - CEREM, estabelecida em instituição de saúde que oferece programa de residência médica, para planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os programas de residência médica da instituição e os processos seletivos relacionados, nos termos do Decreto nº 7.562, de 15 de setembro de 2011. A COREME é o órgão responsável pela emissão dos certificados de conclusão de programa dos Médicos Residentes, tendo por base o registro no sistema de informação da CNRM.

A COREME da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é um órgão colegiado constituído por:

I - um Coordenador e um Vice-Coordenador;
II - um representante do Corpo Docente/Supervisor, por programa de residência médica credenciado junto à Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM;
III - um representante do Conselho de Administração da SCMJF e
IV - um representante dos médicos residentes por programa de residência médica.

Atualmente o Coordenador da COREME é o Dr. RENATO VILELLA LOURES e o Vice-Coordenador é o Dr. CÍCERO DE LIMA RENA.


CENTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE)

O Centro de Ensino e Pesquisa e Extensão (CEPE) é um órgão que tem como objetivo primordial supervisionar e gerenciar a execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão. É dirigido por um médico efetivo ou consultor, indicado pelo Diretor Clínico e nomeado pelo Conselho de Administração, com mandato de tempo igual ao da Direção Clínica.

O CEPE compreende os setores de ensino, pesquisa, divulgação e apoio didático-pedagógico.

São membros efetivos do CEPE os médicos do Corpo Clínico da SCMJF e os demais profissionais da área de saúde que estejam participando das atividades de ensino e pesquisa ou que manifestem o seu interesse. São temporários do CEPE os Médicos Residentes, Acadêmicos Internos e Credenciados.

O CEPE estimulará a organização de eventos científicos e demais atividades afins, visando ao constante aperfeiçoamento do Corpo Clínico da SCMJF.


CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”

Cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país. Os cursos de especialização são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação. A Santa Casa ministra alguns cursos na área de Saúde, por si mesma e outros em Convênio com Instituições de Ensino públicas e privadas.


COORDENAÇÕES SETORIAIS

São consideradas Coordenações Setoriais aquelas que representam as categorias Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço de Nutrição e Dietética e Serviço Social.


BIBLIOTECA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JUIZ DE FORA

Biblioteca na definição tradicional do termo, é um local em que são guardados livros, documentos tridimensionais, e demais publicações para o público estudar, ler, e consultar tais obras. Desta forma, os três objetivos das bibliotecas são:

a) Guarda dos livros e demais publicações em local livre de perigo, onde não sejam roubados, incendiados, etc;
b) A conservação, que não sejam estragados porque o público manuseia constantemente as obras, ou porque os documentos ficam úmidos, quentes e ou em situações similares;
c) A organização segundo algumas regras para catalogar e arquivar as obras impressas, com intuito de que seja possível de se encontrarem de maneira imediata por meio de classificações como autor, assunto, ou diferente caraterística de importância.

A Biblioteca da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora contempla estes três princípios plenamente: todos os livros e revistas estão devidamente catalogados e guardados em lugar seguro. A bibliografia existente é suficiente para dar suporte aos Médicos Residentes e a todo o Corpo Clínico da Santa Casa. Conta com uma ampla mesa para estudo e trabalhos em grupo e o suporte de cinco computadores. Está aberta das 7h às 18h de segunda à sexta-feira e aos sábados das 7h às 11h. A frequência média é de 50 leitores/dia.


CONVÊNIOS PARA ESTÁGIOS ACADÊMICOS E DE MÉDICOS RESIDENTES

A Santa Casa de Misericórdia possui vários convênios para o desenvolvimento das atividades práticas de ensino e pesquisa:

PARA ACADÊMICOS:

1) Convênio UFJFxSCMJF – Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social
2) Convênio UFJFxSCMJF – Medicina
3) Convênio UFJFxSCMJ – Ginecologia e Obstetrícia
4) Convênio UNIPACxSCMJF – Internato – Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria
5) Convênio UFVxSCMJF – Nutrição

PARA MÉDICOS RESIDENTES:

1) Convênio UFJFxSCMJF – Residência Médica- HU
2) Convênio UFJFxSCMJF – Ginecologia e Obstetrícia
3) Convênio HMTJxSCMJF – Endocrinologia e Metabologia e Cardiologia


CONTATOS COM A DIREÇÃO DE ENSINO

Contatos:(32)3229-2348 / (32)3229-2349
E-mails: direcao.ensino@santacasajf.org.br / biblioteca@santacasajf.org.br

 
 
 

Arquivos para download


Icone newsletter Entre emContato

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo