Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado com abraço à Santa Casa

Quarta (27) é Dia Nacional da Doação de Órgãos e a Santa Casa de Juiz de Fora, referência em transplantes no estado, celebrou o dia com um abraço simbólico dos colaboradores em torno do hospital e lançamento de balões de gás hélio na cor verde.

Logo após o abraço, foi celebrada uma missa em homenagem aos doadores e seus familiares. Monalisa Azevedo é sobrinha de uma doadora e elogiou a homenagem. “A Santa Casa faz um trabalho muito bonito, minha tia sempre ajudou as pessoas em vida e tenho certeza que ela está feliz em ter ajudado mais quatro pessoas (ela doou os dois rins e as duas córneas). Agradeço muito pelo apoio que a equipe de transplantes me deu neste momento tão difícil”.

A secretária da documentação, Sandra Rosa participou do abraço e considerou a ação muito bonita: “é maravilhoso ver todos em prol da divulgação de um assunto tão importante e mostrar para a população o trabalho que a Santa Casa faz”, elogia.

A Santa Casa é a segunda maior transplantadora do estado e realiza, atualmente, transplante de rins, córnea, fígado e pâncreas. “Isso mostra que o hospital tem evoluído com qualidade, buscando melhor assistência para a população da nossa região que necessita deste apoio, por isso o Setembro Verde é importante para sensibilizar as pessoas na cauda da doação de órgãos”, diz o presidente da Santa Casa, Renato Villela Loures.

A Liga Acadêmica de Transplante de Órgãos também participou do evento. O presidente Ariel Duarte ressalta a importância de se falar em transplante e desmistificar o assunto, que ainda é tabu. “Esse é o mês que a gente junta forças para dar visibilidade para um assunto tão importante e comemorar pelas vidas que conseguimos salvar”. O médico cirurgião Gláucio Souza aproveita a data para celebrar e agradecer. “Esse ato simbólico mostra a união do hospital na causa. É um gesto de agradecimento por um ato de solidariedade que já salvou muitas vidas”.