Santa Casa promove campanha educativa sobre marca-passo

Em comemoração ao Dia Nacional do Portador de Marca-passo (23) a Santa Casa promoveu, com apoio do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), uma campanha educativa sobre o assunto.
Na sexta-feira (22) o cardiologista Humberto Campos tirou dúvidas e levou alguns de seus pacientes para comentarem sobre a vida portando marca-passo. Entre eles, Carolina Botelho Domingues, que recebeu o aparelho aos dois dias de vida e hoje tem 23 anos. “Minha vida é completamente normal, faço exercício físico regularmente. Já troquei o marca-passo três vezes e nada mudou”.
Outra paciente do doutor Humberto, Nair de Andrade Campos tem 98 anos e há dois vive com o marca-passo. “Minha vida é completamente normal, não sinto dor, durmo bem e adoro viajar. Ele (marca-passo) não me impede de nada”.
O que é marca-passo cardíaco?
O marca-passo é um dispositivo eletrônico implantado próximo ao coração do paciente com a finalidade de corrigir a frequência dos batimentos, substituindo o sistema elétrico natural do coração que, quando apresenta problemas, produz sintomas incapacitantes, como tonturas, desmaios, cansaço e falta de ar.
De forma simples é possível contar a pulsação e saber se o coração está batendo de forma correta. O residente cardiologista Daniel Cavalieri ensina a fazer este teste:
1º Com a palma da mão para cima, coloque os dedos médio e indicador no espaço entre os ossos do pulso;
2º Conte quantas pulsações você tem durante 1 minuto 15 segundos e multiplique por 4.
3º A quantidade de batimentos por minuto deve ser entre 60 e 100.