Voluntária é “Branca de Neve” em projeto de Humanização da Santa Casa

Na última sexta-feira, 5, teve início na Santa Casa o projeto “Branca de Neve: contando histórias na Pediatria”, promovido pela Comissão de Humanização. A voluntária Flavia Paula Vasconcelos visitou a instituição caracterizada como a personagem do clássico da Disney e passou a tarde contando histórias infantis para as crianças hospitalizadas, como “A Branca de Neve e os Sete Anões”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Os Três Porquinhos”.

A voluntária reuniu as crianças na brinquedoteca do hospital para ouvirem contos de fadas

Flavia tem 34 anos e é artista plástica e designer gráfico. Ela contou que a iniciativa de se tornar uma voluntária veio a partir de uma complicação que a fez permanecer internada por quase um mês, após o nascimento de sua segunda filha. “Mesmo sendo adulta e tendo o apoio da minha família e dos meus amigos, foi uma experiência difícil, cansativa, às vezes até mesmo angustiante e assustadora. Imagine como deve ser para uma criança. Será que uma Branca de Neve contando histórias poderia ajudar?”.

O presidente da Comissão de Humanização e diretor-secretário da Santa Casa, Pe. José Leles da Silva, acredita que sim. “A Branca de Neve surge como um anjo acalentador, que nas asas da imaginação, transporta a criança para um outro lugar. Arranca-a dos braços da realidade bruta e a faz respirar os ares de uma pueril esperança. A capacidade de simbolização permite sair do inferno da medicação amarga, da picada da agulha, da comida insossa, da prisão ao conta gotas interminável do soro, das ausências: do lar, das coisas, dos amiguinhos. A Branca de Neve, no passe mágico da fantasia, devolve a experiência do Paraíso, do lúdico, da festa e da vida”.

O projeto prevê a visita de Flavia semanalmente ao hospital

A psicóloga e coordenadora da Comissão de Humanização, Elizeth Custódio de Souza, sublinha a importância deste momento para a formação do indivíduo: “Os contos de fadas, diferente de qualquer outra forma de literatura, direcionam a criança para a descoberta de uma identidade e também sugerem as experiências que serão necessárias para desenvolver ainda mais o seu caráter”.

Qualquer pessoa pode se tornar um voluntário

Quem deseja desenvolver um trabalho voluntário na Santa Casa deve enviar um e-mail para o endereço presidencia@santacasajf.org.br. A mensagem deve conter os dados pessoais do interessado, profissão, disponibilidade de horário, ação que gostaria de desenvolver e especificar o motivo ou objetivo que o levou a se candidatar para esta atividade.