06/08

166 anos de tradição e excelência

 

No dia 06 de agosto de 1854, nascia a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, primeira instituição de saúde da cidade. Há 166 anos, o hospital valoriza o tempo, sejam as décadas que trouxeram experiência, aprimoramento e excelência, sejam nos segundos decisivos que ajudaram a salvar tantas vidas.  

Programação de aniversário 

Para celebrar essa história de sucesso, preparamos uma programação de aniversário.  

Em função da pandemia de coronavírus, os eventos que compõem a programação especial de aniversário serão realizados de forma remota, isto é, com transmissão ao vivo em nosso canal do Youtube: Santa Casa de Juiz de Fora.  

 

06/08, às 20h – Missa em Ação de Graças 

Celebração presidida pelo padre Leles. 

  

08/08, às 15h - Dia da Família 

Bate papo com endocrinologista sobre Alimentação das crianças durante a pandemia e Contação de Histórias. 

  

11/08, às 18h -  Benção da Nova Portaria 

  

12 e 13/08, às 19h - Jornada Médica 

Na XXII edição da Jornada Médica, desta vez, online, o tema discutido será a Covid-19. 

Live no Youtube da Santa Casa com a participação da Dra. Amanda Francisco Martins / Santa Casa de São Paulo 

  

 *Programação sujeita a alteração. 

 

Hospital de excelência  

E esta grande história, de mais de um século e meio, é pautada em pioneirismo, tecnologia, grandes investimentos, humanização, qualidade e segurança. Ao aliar tradição, filantropia, modernização e qualidade no atendimento ao longo de sua trajetória, a Santa Casa tornou-se o maior hospital da Zona da Mata mineira. Hoje, atende uma região com 96 municípios da macrorregião sudoeste de Minas Gerais, que possui população de aproximadamente 2 milhões de pessoas. 

A Instituição investe em infraestrutura, gestão da qualidade e segurança do paciente para oferecer mais efetividade no tratamento, conforto e acolhimento aos clientes. Com foco em enfrentar os desafios do dia a dia e manter estabilidade num momento de crise pela qual passam os hospitais filantrópicos do país. 

Desde 2010 a Santa Casa dedica-se à Gestão da Qualidade, através da implementação de Planejamentos Estratégicos e aprimoramento da assistência com foco na segurança do paciente. Estas mudanças foram fundamentais nos processos de conquista das Acreditações ONA e Certificações ISO 9001.Hoje, o hospital possui ONA Excelência, o mais alto nível desta acreditação nacional, e ISO 9001:2015, versão mais atualizada da Certificação.  

A Santa Casa ainda é certificada, desde 2013, como Hospital de Ensino, pelos Ministérios da Saúde e Educação, pela estrutura que oferece há mais de 50 anos para a formação de novos médicos residentes e Hospital Amigo da Criança desde 2009, sendo o primeiro hospital da cidade e região a receber esta certificação. 

“Estas certificações significam que atendemos aos critérios de segurança, gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Porém, acima de tudo, contamos com profissionais humanos, engajados na causa de salvar vidas como se fossem membros de suas próprias famílias”, diz o médico e presidente licenciado, doutor Renato Loures. Para um futuro próximo, o hospital busca uma Certificação Internacional. 

Referência em transplante 

O primeiro transplante do hospital foi de rim, em 1983; desde então já são mais de mil órgãos transplantados. Em 2017, iniciou-se o programa de transplante de fígado e, no ano seguinte, de pâncreas.  

Por conta desta trajetória, investimento e corpo clínico especializado, a Santa Casa se tornou referência em transplantes de órgãos em Minas Gerais. Conforme a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), é a instituição é o segundo maior polo transplantador do estado.  

Plasc, a operadora de saúde 

Destaque na história do hospital também está o Plasc, operadora de saúde da Santa Casa de Juiz de Fora, lançada em 1984. Além da cidade natal, o Plasc tem unidades em Santos Dumont, Lima Duarte e São João Nepomuceno e Rio Pomba. 

Em 2011, fio inaugurado o Espaço Clínico Santa Casa Plasc Centro e em 2018, foi inaugurada a unidade em Benfica, para estar mais próximo dos beneficiários da Zona Norte.  

Modernização 

Nos últimos nove anos, vários espaços foram modernizados, a fim de oferecer sustentabilidade e conforto a pacientes e colaboradores. Com destaque estão o sistema de energia solar, instalado em 2011, com capacidade para armazenar 66 mil litros de água quente; e a nova Hemodinâmica, uma das mais completas e modernas do país.    

Também foram reformadas a Central de Material Esterilizado, Unidade Coronariana, Endoscopia, apartamentos do 11º e 12º andares, com 55 apartamentos e a nova Neonatologia, ampliando de 16 para 30 leitos.  

 

Agora, em 2020, a Santa Casa completa 166 anos de história, entrega novos leitos de UTI, dobrando sua capacidade e abre sua nova Portaria, com acessos que permitem, melhor fluxo e mais conforto, agilidade e segurança.  

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo