Mulheres ajudam a construir a história da Santa Casa JF

Dia da Mulher. As mulheres são a principal força de trabalho da saúde, representando 65% dos mais de seis milhões de profissionais ocupados no setor público e privado. Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que elas são maioria tanto nas atividades diretas de assistência em hospitais quanto na Atenção Básica à Saúde. Os números foram compilados pela Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais.

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora reflete esses números. Na instituição, dos 2.537 colaboradores, 1.882 são do sexo feminino, o que representa 74,18%. Neste 8 de março, Dia da Mulher, destacam-se o protagonismo feminino no setor e a participação efetiva das mulheres nas experiências exitosas.

dia da mulher

“As mulheres no setor de saúde são a força feminina no mercado mais importante do mundo. Mesmo diante dos inúmeros desafios que se desenham a elas, várias profissionais alcançam um lugar significativo no setor de saúde, atuando em diversas frentes e mostrando sua capacidade técnica e intelectual”

Dr. Renato Loures
Presidente da Santa Casa de Juiz de Fora

Silenciosa e quase imperceptivelmente, as mulheres tecem uma imensa rede de solidariedade que acolhe diariamente muitas pessoas, justamente nos momentos delicados de grande fragilidade e sofrimento. Para homenageá-las no Dia da Mulher, a Tribuna ouviu cinco profissionais da Santa Casa de JF, para saber os desafios que vivenciam dentro deste campo. A saúde é uma área do saber que explora o lado da humanização, do cuidar.

Humanidade é o que predomina nas falas destas mulheres escolhidas para representar as quase duas mil profissionais que diariamente prestam seu tempo, serviço e cuidado à instituição e aos pacientes da Santa Casa de JF. Elas nos inspiram e são referências para muitas outras pessoas.

Obrigada a todas as Bernadetes, Cláudias, Maras, Simones e Juçaras por cada dia que se dedicam a nós – Santa Casa – e à manutenção da vida. Essa luta diária de reconhecimento dispensa flores e mimos cor-de-rosa e afirma a importância da mulher como ser humano autônomo, consciente do seu valor, conjugando força com afeto, coragem com compreensão. É com auxílio delas que a instituição detém muitos selos e acreditações, sendo referência em saúde em todo território brasileiro.

“Vivi mais metade dos meus 67 anos dentro de hospital, contribuindo e ajudando mães em um dos momentos mais lindos na vida de uma mulher: o nascimento de um filho. Entrei na Santa Casa como servente e, por incentivo da minha mãe, me apaixonei em ajudar as pessoas. Tenho muita admiração, respeito e carinho por todas as mulheres que passaram por aqui e que tive o prazer de conhecer e auxiliar. O sentimento diário é de amor. Amor pela vida, pelo trabalho. Me tornei uma guerreira, contribuindo com a saúde das mães e dos seus filhos. Quando eu tinha 15 dias de Santa Casa, assisti o primeiro parto, e foi um dos dias mais lindos da minha vida. Mesmo não tendo sido mãe, tenho prazer enorme em trabalhar na maternidade. Toda vez que vejo um parto, é como se começasse uma vida nova para mim”

Bernadete da Conceição
Técnica de enfermagem

“Em novembro de 1997 iniciei no Setor de Recrutamento e Seleção. Os desafios são diários na gestão de um grande hospital. Mas tenho capacidade de ouvir para solucionar conflitos. Acredito que o espírito materno influencia neste processo, pois a mulher consegue interagir com o sistema, demonstrando sua vivência como mãe, na relação de quem acolhe e quem é acolhido, com sensibilidade, serenidade e zelo para com o outro. O segredo da ascensão da mulher em um mercado dominado por homens é a tradução da competência profissional e ética em respeito. Nos 24 anos de trabalho na Santa Casa, presencio e presenciei transformações no cuidar e atender o próximo, sem distinção, sendo grata por cada segundo, pelos profissionais engajados e comprometidos, me orgulhando de fazer parte ativamente desta equipe e comemorando todas as conquistas trazendo minha contribuição”