13/11

Novembro Azul também alerta para o diabetes

 

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado em 14 de novembro e tem o objetivo de educar sobre a doença, a fim de preveni-la. Por isso, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) promovem a campanha “Novembro Diabetes Azul”.

Segundo o Atlas do Diabetes, publicado em 2019 pela Federação Internacional do Diabetes (IDF, sigla em inglês), 1 em cada 9 pessoas tem a doença, o que corresponde a 16,8 milhões de brasileiros. Assim, o Brasil ocupa a 5ª posição mundial. O Atlas também aponta que 1/3 das pessoas não são diagnosticadas e correm risco de ter complicações sérias.

O diabetes

Conforme SBD, a Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina (Tipo 1) – hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue - ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz (Tipo 2).

O Tipo 1 de diabetes concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença e aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Já o Tipo 2 acomete cerca de 90% das pessoas com diabetes. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar.

O tratamento pode exigir o uso de insulina e/ou outros medicamentos, além de planejamento alimentar. O médico da Santa Casa Dr. Luiz Antônio Avelar ressalta os cuidados que o diabético deve ter. “Temos que dar atenção aos pés, pois o Pé Diabético é uma complicação grave e de mal prognóstico. Ainda é importante ter cuidado com peso e alimentação, principalmente com açúcares e uso de medicação regular.”

Ele ainda destaca que a prevenção do diabetes envolve “uma alimentação saudável, com ausência de açúcar, atividade física regular e manutenção do peso ideal”, orienta.

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo