29/05

Dia Mundial sem Tabaco traz reflexão sobre os malefícios do cigarro

 

O dia 31 de maio é marcado como Dia Mundial sem Tabaco e a Organização Mundial de Saúde (OMS), aponta esta como uma das principais causas de mortes evitáveis em todo mundo. A cada ano, aproximadamente 5,4 milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas ao cigarro.

 

Segundo o Ministério da Saúde, os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam maior risco de adoecer de câncer de pulmão, sofrer infarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar. Ao passo que, ao parar de fumar olfato, paladar e respiração melhoram e o risco de sofrer infarto se torna igual ao das pessoas que nunca fumaram.

 

A Santa Casa possui um grupo, gerenciado pelo Serviço Social, para ajudar os colaboradores que desejam parar de fumar através de encontros e palestras. O Gerente do Parque da Saudade, Firmino Possas participou do grupo e é exemplo de que largar o tabaco só traz benefícios. Ele fumou por 34 anos e há 13, abandonou o cigarro. “Meu irmão teve câncer na garganta e isso me impressionou muito, entrei no grupo da Santa Casa e na 12ª palestra eu parei de fumar. Minha mulher ajudou, parando comigo”. Firmino afirma que se sente menos cansado, com paladar e olfato melhores, sem tosse e pigarro.

 

Já a colaboradora da Higiene e Limpeza Creuza Sanches ainda não conseguiu largar o cigarro, mas tem muita vontade de fazê-lo e conta com a ajuda de colegas para isso. “Já tive problemas com álcool e sabia que se eu não superasse não estaria aqui para ver meus filhos e netos crescerem. Agora quero parar de fumar para ver meus bisnetos. Tenho consciência de que o cigarro mata”, afirma Creuza, que fuma há mais de 30 anos.

 

O dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pela OMS, com objetivo de destacar os riscos à saúde ligados ao consumo de tabaco, bem como informar as pessoas sobre o que podem fazer para ter uma vida saudável.

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo