07/12
No sábado (2) aconteceu o primeiro simpósio de fisioterapia hospitalar da Santa Casa de Juiz de Fora. Palestrantes de renome da Zona da Mata e também de São Paulo apresentaram temas relacionados à atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar para fisioterapeutas, acadêmicos e demais profissionais da saúde presentes.
A organizadora do evento e coordenadora da fisioterapia da Santa Casa, Karina Oliveira, avalia esta primeira edição de forma positiva. “Foi um dia de muito aprendizado e troca de experiências; com certeza é o primeiro de muitos”.
Abrindo as palestras do Simpósio, o fisioterapeuta do CTI Adulto do Hospital Albert Einstein, dr. Marcelo Beraldo, falou sobre “mobilização precoce”, isto é, movimentar o paciente mesmo quando está deitado ou sedado. “Poucos hospitais têm essa prática, mas as pesquisas recentes mostram que mudar essa perspectiva é bom para o paciente”.
Ao longo do dia ainda foram discutidos temas como Driving Pressure, fisioterapia em pacientes durante a hemodiálise, desmame da ventilação mecânica em pediatria, qualidade na alta da neonatologia, treinamento muscular inspiratório, reabilitação cardiopulmonar e lesão pulmonar induzida peal ventilação mecânica.