01/11

Santa Casa realiza 1º Simpósio de Fisioterapia Hospitalar

 

 No dia dois de dezembro, sábado, a Santa Casa promove o 1º Simpósio de Fisioterapia Hospitalar, com tema “Assistência ao paciente no ambiente hospitalar”. As palestras terão abordagem multidisciplinar e o público alvo são: fisioterapeutas, acadêmicos de fisioterapia, demais profissionais da área da saúde podem participar.

 

O evento será no Salão Nobre do hospital e contará com presença de profissionais de renome na Zona da Mata Mineira e São Paulo.

 

As inscrições vão até dia 30 de novembro ou até se esgotarem as vagas. Para se inscrever clique AQUI, baixe o arquivo:

 

QUANDO VISUALIZAR O FORMULÁRIO NA TELA, CLIQUE EM ARQUIVO, DEPOIS NA OPÇÃO FAZER DOWNLOAD COMO E ESCOLHA A OPÇÃO EXCEL. VÁ ATÉ A PASTA DE SEU COMPUTADOR ONDE FICAM OS DOWNLOADS, ENCONTRE O FORMULÁRIO E PREENCHA-O.

 

Encaminhe por e-mail para karina.oliveira@santacasajf.org.br, junto com o comprovante de depósito.

 

Investimento: R$ 50,00 (cinquenta reais) para público externo e R$ 30,00 (trinta reais) para funcionários da Santa Casa. Depósito bancário: Banco do Brasil, agência 4478-4, C/C 4367-2 em nome Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - Ensino.

 

Outras informações: 3229-2405.

 

Programação completa:

 

8h - 8h30 - Credenciamento

 

08h30 – 9h - Abertura

 

09h – 10h - Palestra: “Mobilização precoce”

                   Dr. Marcelo Beraldo: Possui doutorado e pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Têm experiência na área de fisiologia e fisiopatologia respiratória. Atualmente é Fisioterapeuta do CTI Adulto do Hospital Albert Einstein atuando na recuperação funcional de pacientes graves internados em terapia intensiva. Têm como linhas de pesquisa os seguintes temas: mobilização em Terapia Intensiva, recuperação funcional, tomografia de impedância elétrica, tomografia computadorizada, além de realizar estudos clínicos e experimentais com estratégias de ventilação mecânica. É revisor dos periódicos: Respiratory Care, Disability and Rehabilitation, Clinics, Jornal Brasileiro de Pneumologia, Revista Brasileira de Terapia Intensiva, Revista Brasileira de Fisioterapia e The Journal of Cardiothoracic Surgery. Recentemente têm coordenado projetos em colaboração com a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), além de ser um dos organizadores do Programa de Atualização em Fisioterapia em Terapia Intensiva PROFISIO (Artmed/ Panamerica e Assobrafir).

 

10h – 11h - Palestra: “Novas perspectivas em VM: Driving Pressure”

                  Dr. Leandro Ferracini: Mestre em Ciências Biológicas (Farmacologia e Terapêutica Experimental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutor pelo programa de pós-graduação em Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente, é professor adjunto da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Chefe do Departamento de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Musculoesquelética e Coordenador do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Cardiorrespiratória da UFJF. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Respiratória e Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise da Função Respiratória, Reabilitação Pulmonar e Fisioterapia em Terapia Intensiva.

 

11h – 12h - Palestra: “Atuação do Fisioterapeuta no paciente dialítico: ambulatorial e terapia intensiva”

                Dr. Maycon Reboredo: Doutor em Saúde pela Faculdade de Medicina da UFJF (2010). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFJF, atuando nas disciplinas de Semiologia e Laboratório de Habilidades Clínicas I, II e III. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Saúde (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Medicina da UFJF e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional (Mestrado) da UFJF. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Pneumologia e Terapia Intensiva da UFJF e da Fundação Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia (IMEPEN). Revisor de periódicos nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas nas áreas de atividade física em doenças crônicas, ventilação mecânica e terapia intensiva.

 

12h - 13h - Intervalo para almoço

 

13h – 14h - Palestra: “Preditores de desmame da VM em pediatria”

                   Dr. Priscila Novais: Doutora em Ciências na área de Saúde da Criança e do Adolescente - UNICAMP (2015), Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente - UNICAMP (2011), Especialista em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica pela ASSOBRAFIR/COFFITO (2017), Aprimoramento em Fisioterapia Pediátrica - UNICAMP (2007) e Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Professora da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA e de diversos cursos de pós-graduação em Fisioterapia Respiratória, Cardiorrespiratória e em terapia intensiva Adulto e Neonatal/Pediátrica. Professora convidada do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Experiência na área de Fisioterapia Pediátrica, Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva adulto e pediátrica.

 

14h – 15h - Palestra: “Indicadores de qualidade na alta da Neonatologia e retorno pós- alta”

                  Dr. Marcelo Ferreira: Fisioterapeuta graduado pela UFMG, doutorado em Kinesioterapia Respiratória Neonatal pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). Diretor assistencial do IMAIP Barbacena; professor do curso de pós-graduação da Universidade Vale do Rio Verde e FPM, consultor de fisioterapia Hospitalar da FASA – GO, Santa Casa de Misericórdia de Anápolis- GO e IGOPE-GO (Instituto Goiano de Pediatria).

 

15h – 16h - Palestra: “Treinamento muscular inspiratório”

               Dr. Plinio Ramos: Mestre em Atividade Física e desempenho Humano pela Universidade Gama Filho (2009), Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte - UERJ. Realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade de Brasília (UNB) sob orientação do Prof. Lauro Vianna. Atualmente é Professor das disciplinas de Iniciação Científica e Ciências da Saúde Baseada em Evidências da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia. Membro do NDE do Curso de Medicina e Professor de Fisiologia Humana da Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos - Humanitas. Também atua como Professor convidado em cursos de Pós-Graduação latu senso das seguintes instituições: a) UNESA; b) Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema; c) Funorte; d) Instituto Fiburguense; e) Universidade Federal de Juiz de Fora, nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica, Anatomia e Reabilitação Cardíaca.

 

16h – 16h30 - Intervalo para café

 

16h30 – 17h30 - Palestra: “Reabilitação cardio-pulmonar fase 2 e 3”

                           Dr. Plinio Ramos

 

17h30 – 18h30 - Palestra: “Lesão pulmonar induzida pela VM”

                            Dr. Marcelo Beraldo

 

18h30 - 19h - Encerramento e sorteio de brindes

 

 
 
 

Outras Novidades


Icone newsletter Entre emContato

 

Icone telefone Telefone: 32 3229 2222

Icone endereço Av. Rio Branco, Nº 3353 | Passos - Juiz de Fora - Cep 36.021-630

Icone mapa

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo da agência ato interativo