Santa Casa completa 160 anos com inaugurações e eventos abertos ao público

A Santa Casa completa 160 anos no dia seis de agosto, mas está cada vez mais nova para atender à população de Juiz de Fora e região. O hospital tem concentrado investimentos na modernização de sua infraestrutura, renovando equipamentos e reformando setores, além de atuar na formação de profissionais e promoção de iniciativas de educação continuada. “As certificações de qualidade e segurança do paciente são passos iniciais de um trabalho contínuo. Conferem ao Hospital mais organização, produtividade e credibilidade. Nossos desafios ainda são muitos, mas a comunidade já percebeu que estamos caminhando. Em 2014, ao completar 160 anos, estamos entregando para Juiz de Fora e região uma nova Santa Casa”, destaca o presidente, Dr. Renato Villela Loures.

Este ano, o hospital conquistou a Acreditação ONA e a certificação ISO 9001:2008, marcas de uma significativa melhoria na qualidade dos serviços prestados. Além disso, em 2013, a instituição foi certificada pelos Ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino. Ainda no mesmo ano, a Santa Casa, uma instituição filantrópica, teve resultado de 71,01% de atendimentos ao Sistema Único de Saúde.

Para comemorar esta história de sucesso, na data do aniversário, o Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira celebra missa na Capela Senhor dos Passos, a partir das 19h. O coral do Pró-Música irá se apresentar na ocasião. Já no dia sete, quinta-feira, acontece o lançamento do selo comemorativo da Santa Casa pelos Correios, às 18h, no Salão Nobre do hospital, com apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Schmetterling.

A solenidade comemorativa dos 160 anos será realizada no dia oito, sexta-feira, com apresentação do Coral Municipal e lançamento do novo vídeo institucional da Santa Casa. Neste dia, serão inauguradas a nova Central de Material Esterilizado, Endoscopia, alas oeste e sul do 11º andar, ala oeste do 12º andar, Unidade Coronariana e Hemodiálise, todos estes setores atendem aos pacientes do Sistema Único de Saúde. No dia 14, quinta-feira, a Banda do Exército se apresenta às 13h no adro da Capela, marcando a abertura da feira de artesanato “Santa Casa, Arte na Praça”, que irá expor e comercializar trabalhos manuais dos colaboradores do hospital até o dia 17.

Os acontecimentos marcantes e os personagens que fizeram parte desta trajetória serão representados na exposição “A Arte de Contar uma História de Vida”, promovida pelo programa Vida Saudável Plasc no dia 28 de agosto, a partir das 14h, no Salão Nobre da Santa Casa. O evento é aberto ao público e também contará com apresentação teatral do grupo Divulgação, com atores da terceira idade.

História

Fundada em 6 de agosto de 1854 pelo Barão da Bertioga, José Antônio da Silva Pinto, e por sua esposa, a Baronesa Maria José Miquelina da Silva é a terceira instituição mais antiga de Juiz de Fora. Só ficando atrás da fundação da Vila de Santo Antônio do Paraibuna, em 1850, e da instalação da Câmara Municipal, em 1853.

As obras do segundo prédio da Santa Casa foram concluídas em 2 de junho de 1898. No dia 11 de janeiro de 1898, chegaram à cidade as Irmãs de Santa Catarina contratadas por Braz Bernardino para a administração interna da Santa Casa.

O hospital desenvolveu-se, ampliou as suas acomodações, modernizou seus serviços, muniu-se de materiais e aparelhamento perfeitos, estendeu seu raio de atuação e colocou-se em situação de poder alargar seu programa de benefícios.

Em 1903, foi construído o jardim na frente do hospital. Em 1911, a Santa Casa contava com vários pavilhões e, neste ano, foi construído um novo centro cirúrgico.

Em 1913 foi construída mais uma enfermaria (atrás da Capela), pois o número de enfermos duplicara. Com o passar dos anos e a ampliação dos serviços, a construção de um novo edifício tornou-se inevitável.

Em julho de 1942 foram assinados os desenhos originais do atual prédio da Santa Casa, mas o lançamento da pedra fundamental só ocorreria em 28 de janeiro de 1948. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento de João Nogueira Penido Filho, que doou grande parte de sua fortuna para a construção. No início do século XIX, a Santa Casa realizou 188 cirurgias.

EVENTOS ABERTOS À POPULAÇÃO

Missa: 06/08/14, às 19h, na Capela Senhor dos Passos;

“Santa Casa, Arte na Praça” - Feira de Artesanato: 14 a 17/08, no adro da Capela, de 9h as 17h;

Exposição “A Arte de Contar uma História de Vida” e apresentação teatral do grupo Divulgação com atores da terceira idade: 28/08, às 14h, no Salão Nobre.