Padre Leles comemora 25 anos de Sacerdócio

Foi realizada neste domingo (15), na Capela Nosso Senhor dos Passos, na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, uma missa em comemoração ao Jubileu de Prata do padre José Leles da Silva, capelão do local e diretor secretário do hospital. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

A missa também contou com a presença dos vigários gerais da Arquidiocese, Monsenhor Miguel Falabella e Monsenhor Luiz Carlos de Paula, além dos padres Flávio Ferraz de Assis, José Custódio de Oliveira, Frei Renato Alves Rodrigues, e do Coral Arquidiocesano Benedictus. O presidente da Santa Casa, Dr. Renato Villela Loures, membros da diretoria e o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Henrique Duque, também estavam presentes.

Durante a homilia, o arcebispo metropolitano destacou que as leituras do dia revelavam a grande misericórdia de Deus e que muito se relacionavam com a vida sacerdotal. Segundo ele, o padre é aquele que representa Cristo, não por seus próprios méritos, mas pela bondade Divina. “Cristo veio para salvar os pecadores, e os sacerdotes vêm para atualizar essa missão, através da confissão de seus próprios pecados e da absolvição das faltas de seu povo”.

Dom Gil também destacou a parábola do filho pródigo, presente no Evangelho, e que exemplifica bem o comportamento de todos nós em certas ocasiões. “Muitas vezes abandonamos o Pai, pela falta de paciência e caridade, mas quando retornamos arrependidos, somos recebidos por Deus de braços abertos”, destacou.

Durante a celebração, que foi transmitida ao vivo para os pacientes da Santa Casa, por meio da TV Capela, Padre Leles foi parabenizado por Dom Gil e por Monsenhor Falabella, que não só lembraram o trabalho presbiteral realizado por ele, mas também as tarefas diárias junto aos enfermos do hospital.

Segundo o arcebispo metropolitano, Padre Leles é um sacerdote que tem grande significação pelo seu exemplo de vida, dedicação e alegria de ser padre. “O seu trabalho na Santa Casa é algo que devemos destacar, já que nos representa nessa entidade tão importante para Juiz de Fora e região, que presta, em nome da Igreja Católica, serviços em beneficio de doentes e sofredores”.

Para o coordenador da Capela Nosso Senhor dos Passos, José Wanderley Ferreira, conviver com o padre é gratificante: “Ele é dócil, compreensivo, tranquilo e cheio de sabedoria. Resumindo, é uma benção e um privilégio tê-lo aqui”.

Mesmo emocionado com as homenagens, Padre Leles ainda mostrou humildade ao falar de seus 25 anos de presbiterado. “Vejo tudo isso como uma dádiva de Deus. Embora não precisasse de mim, Ele quis precisar. O meu lema de ordenação é evangelizar os mais pobres e abandonados, e agora completo o Jubileu justamente na Santa Casa, onde posso ser um pequenino sinal da misericórdia do Pai junto aos enfermos”.

O padre ainda terá duas celebrações para comemorar seu Jubileu de Prata. Uma será em 24 de setembro, dia em que foi ordenado, às 18h, na Capela da Santa Casa. A outra será em sua cidade natal, Rio Espera (MG), e será presidida pelo bispo emérito de Divinópolis, Dom José Belvino do Nascimento, responsável por sua ordenação.

Vale lembrar que a a Capela Nosso Senhor dos Passos fica na Avenida Rio Branco, 3.353, Alto dos Passos.

Conheça Padre Leles

José Leles da Silva nasceu em Rio Espera (MG), em 18 de julho de 1956, e se ordenou padre em 24 de setembro de 1988. Nos seus primeiros cinco anos de sacerdócio atuou em um Seminário Redentorista, vindo para Juiz de Fora em 1993.

No município, já passou pela Catedral Metropolitana, pelo Santuário São Judas Tadeu e Igreja Menino Jesus de Praga e pela Capela Nosso Senhor dos Passos, na Santa Casa de Misericórdia, de onde também é diretor secretário.

Atualmente, na Arquidiocese de Juiz de Fora, além de capelão, é representante dos presbíteros, secretário do Colégio dos Consultores, membro do Conselho Presbiteral e presbítero assessor da Diaconia Hospitalar e dos Enfermos.

Fonte: www.arquidiocesejuizdefora.org.br