Santa Casa inaugura sistema de aquecimento solar

Investimento de R$ 2 milhões em eficiência é inédito em MG

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, através do Programa Energia Inteligente (EI), e a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora inauguram, sexta-feira (1º/3), um dos maiores sistemas de aquecimento solar instalado em uma única unidade consumidora da América do Sul. Fruto de uma parceria entre o Governo de Minas Gerais e a Cemig, o sistema de aquecimento solar possui 1.270 m² de placas coletoras e 10 reservatórios com capacidade para armazenar 66 mil litros de água quente. É o maior investimento destinado a um projeto em uma única instituição, totalizando R$ 2 milhões, e que vai beneficiar milhares de pessoas.

De acordo com o coordenador estadual do Programa Energia Inteligente (EI), Higino Zacarias de Souza, a Santa Casa vai racionalizar seu consumo de energia elétrica. “O novo sistema de aquecimento solar vai trazer 70% de economia na energia usada para aquecer água, além de proporcionar maior conforto nos banhos deslocando a demanda para fora do horário de ponta”, afirma.

Além da redução nos custos da Santa Casa, o EI tem como objetivo disseminar a cultura do consumo consciente na instituição. “Esperamos que a substituição dos chuveiros elétricos pelo sistema de aquecimento solar seja apenas o ponto de partida para uma mudança muito maior, que tem como finalidade o não desperdício de energia elétrica e a preservação do planeta”, reforça Higino.

Informações

Segundo Higino Zacarias, “a instalação do sistema de aquecimento consolida a posição de liderança da Cemig no cenário nacional quanto à utilização da energia solar para aquecimento de água”. O sistema instalado na Santa Casa de Juiz de Fora possui dois subsistemas, um para o vestiário dos funcionários e outro para o prédio principal. O sistema dos vestiários é composto de 126 placas coletoras e dois reservatórios com capacidade total para armazenar 10 mil litros de água quente. O sistema principal terá 509 placas e armazenamento para 56 mil litros de água quente.

A Santa Casa atende mensalmente 10.733 mil pacientes, possui 508 leitos e realiza 1.690 internações por mês e 1.236 cirurgias por mês. Com o novo sistema, haverá uma redução de R$ 380 mil nos custos de energia por ano.

Energia Inteligente

O Governo de Minas Gerais e a Cemig implantaram o Programa Energia Inteligente (EI) em toda sua área de concessão. O Programa, composto por diversos projetos, visa levar para a sociedade a conscientização quanto à importância de se economizar energia elétrica para preservar o meio ambiente.

Inauguração do Projeto Solar Hospital – Santa Casa de Misericórdia

Dia: 1º de março de 2013

Local: Santa Casa de Misericórdia

Endereço: Avenida Rio Branco, 3.353, Centro, Juiz de Fora (MG).