08/04
Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora utilizaram uma técnica inédita na para tratar um aneurisma de aorta abdominal (AAA) em um paciente de 79 anos. O que usualmente seria uma cirurgia complexa, foi corrigido com um procedimento minimamente invasivo, através da colocação de uma endoâncora, que funciona como um “parafuso” dentro da aorta para selar o aneurisma.
Participaram do procedimento os cirurgiões Luiz Lanziotti e Henrique Salles. “O paciente já havia tratado há dois anos, mas como é próprio de um pequeno percentual dos casos, aumentou novamente, apesar do tratamento inicial. Optamos pelo uso de um material e técnica novas. Essa técnica permite a correção de aneurisma por via minimamente invasiva é especialmente útil em pacientes de alto risco cardiovascular ou em aneurismas com anatomias muito desafiadoras, que implicariam em mais risco de morbimortalidade para o paciente”, explica Dr. Henrique.
Estrutura completa
A Santa Casa de Juiz de Fora possui centro de terapia intensiva extremamente capacitado para os cuidados pós-operatórios para estes pacientes, que podem exigir muito conhecimento técnico e experiência. Além disso, é o único hospital da região com serviço de cirurgia vascular e endovascular completo, funcionando todos os dias do ano, com unidade de hemodinâmica moderna e equipamento com alta definição. Tudo isso converge para a realização de casos como este de forma segura, com sucesso técnico e baixo índice de complicações clínicas.