PROTEINA C ATIVADA, RESISTENCIA

Indicação clínica: A resistência í  proteí­na C ativada (RPCa) é um defeito hereditário que, aparentemente, desempenha um papel importante na trombofilia. Acomete aproximadamente 5% dos caucasianos. É encontrado em 20% dos pacientes com primeiro episódio de trombose venosa profunda e 50% dos casos familiares de trombose. A frequência da RPCa é dez vezes maior do que deficiências de Proteí­na C, Proteí­na S e Antitrombina III combinadas. O teste positivo pode ser confirmado através da pesquisa da mutação do Fator V de Leyden, que quando presente, caracteriza a alteração hereditária da RPCa, embora outras mutaçíµes mais raras também sido descritas. É a mutação do Fator V de Leyden que leva a fator V resistente a degradação pelo proteí­na C ativada, resultando em aumento do risco de trombose.
Orientações gerais: O paciente deve apresentar o pedido médico, documento de identificação com foto e carteira do convênio. Informar sobre o uso de medicamentos e dados clínicos disponíveis.
Preparo: Jejum obrigatorio de 8 horas
Tipo material: Plasma citratado