Notícias
Capacitação para prevenção e tratamento de lesões por pressão
Entre os dias 13 e 17 de janeiro, a Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas da Santa Casa promoveu um treinamento de educação continuada sobre a prevenção e o tratamento de lesões por pressão. A capacitação foi ministrada pela enfermeira Lívia Machado e destinada aos enfermeiros do hospital, do Vida Saudável Plasc e do Meu Médico Plasc.
O objetivo do treinamento foi capacitar a equipe para atuar de forma proativa na prevenção dessas lesões, aprimorando a qualidade da assistência prestada aos pacientes e garantindo um tratamento adequado sempre que necessário.
“Tivemos um momento de intensa troca de conhecimentos, o que tornou a experiência extremamente proveitosa. O trabalho de educação continuada em ambientes hospitalares é fundamental, e os membros da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas possuem grande comprometimento com essa prática, reconhecendo sua importância para a qualidade do atendimento”, destacou Lívia Machado, coordenadora da Comissão.
Atuando há 1 ano e 3 meses, a Comissão recebe acionamentos por meio de pareceres realizados por médicos ou enfermeiros, iniciando a avaliação do paciente e realizando reavaliações semanais. Além do tratamento, a equipe também orienta os profissionais de enfermagem para garantir a continuidade das condutas estabelecidas.
A Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas é composta por médico, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social, com o apoio da equipe de psicologia sempre que necessário.