Notícias
Santa Casa promove 4º Simpósio de Cuidados Paliativos com especialistas de referência nacional
A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora realizará, no dia 22 de agosto, o 4º Simpósio de Cuidados Paliativos, um encontro dedicado à atualização científica, à troca de experiências e ao fortalecimento da assistência humanizada.
Com o tema “Cuidar além da cura: dignidade, conforto e qualidade de vida em todas as fases do cuidado”, o simpósio reunirá profissionais e estudantes da área da saúde para discutir os principais desafios e avanços dos Cuidados Paliativos, promovendo uma abordagem multiprofissional voltada ao cuidado integral do paciente e de sua família.
A programação contempla palestras e mesa-redonda com especialistas de referência nas áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Fonoaudiologia, proporcionando uma visão ampla e integrada da assistência paliativa.
Informações do evento
Data: 22 de agosto de 2026
Horário: 8h às 18h
Local: Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora
Público-alvo: Profissionais e estudantes da área da saúde, dos níveis técnico e superior, público interno e externo.
Programação
8h às 8h30- Credenciamento e Welcome Coffee
8h30 às 8h45 – Abertura Oficial
8h45 às 9h45 – Cuidados Paliativos: Cuidados de fim de vida
Palestrante: Dr. Rodolfo Moraes
Médico graduado pela UFTM, especialista em Clínica Médica e Medicina Paliativa pela Associação Médica Brasileira (AMB), com especialização em Dor pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Atua como professor, pesquisador e palestrante na área de Cuidados Paliativos.
9h45 às 10h15 – Intervalo
10h15 às 11h15- Abordagem do sofrimento nos Cuidados Paliativos
11h15 às 12h15 – Cuidados Paliativos e SAMU: uma atuação que salva com dignidade
Palestrante: Olivia Villefort
Enfermeira especialista em Urgência, Emergência, Trauma, Terapia Intensiva e Cuidados Paliativos. Mestranda pela UFF e integrante da equipe especializada em Cuidados Paliativos do Serviço de Atenção Domiciliar de Belo Horizonte. Fundadora da Urgência Paliativa.
12h15 às 14h- Intervalo para almoço
14h às 15h – Cuidados Paliativos Pediátricos: indicações, benefícios e integração precoce
Palestrante: Dra. Mirian de Melo Melquiades
Pediatra, oncologista pediátrica e paliativista, mestre em Psicologia pela UFJF e coordenadora da Comissão de Cuidados Paliativos Pediátricos da Santa Casa de Juiz de Fora.
15h às 16h – Mesa redonda: Construção do cuidado interdisciplinar: desafios e peculiaridades do Cuidado Paliativo Pediátrico
Participantes:
- Dra. Mirian de Melo Melquiades – Médica
- Karina da Silva – Fisioterapeuta
- Maria Caroline Freitas – Assistente Social
- Marcilene Tomaz – Nutricionista
- Dra. Maria Amália Garcia da Silva – Médica Pediatra
- Aline de Oliveira Martins Chagas – Psicóloga
- Sabrina de Oliveira Silva – Fonoaudióloga
16h às 16h30 – Intervalo
16h30 às 17h15 – Vias alternativas de administração de medicamentos: soluções para pacientes sem via oral
Palestrante: Claudmeire Dias Carneiro de Almeida
Farmacêutica clínica, doutora em Infectologia e Medicina Tropical e integrante da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da UFMG.
17h15 às 18h – Reabilitação física para sarcopenia em pacientes em Cuidados Paliativos
Palestrante: Leonardo Barbosa de Almeida
Professor da Faculdade de Fisioterapia da UFJF, especialista em Fisioterapia Oncológica e pesquisador na área de reabilitação.
18h – Encerramento e sorteio de brindes
Inscrições
As inscrições já estão abertas.
Inscreva-se pelo Sympla:
IV Simpósio de Cuidados Paliativos – Inscrições
Colaboradores da Santa Casa de Juiz de Fora e estudantes: R$ 50,00
Público externo: R$ 100,00
Importante: estudantes deverão apresentar comprovante de matrícula no credenciamento.
Os participantes receberão certificado digital de participação, mediante credenciamento e presença no evento.
As vagas são limitadas.
