Intranet

Você que é um dos colaboradores da Santa Casa pode acessar as informações internas por aqui.

 

Hospital amigo da Criança

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é o primeiro hospital da cidade a receber o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde. Pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido, a instituição também passará a receber mais recursos.


quarto na santa casa juiz de fora

Apontado como referência no atendimento a gestantes de alto risco e um dos precursores na realização do Curso para Gestantes aberto aos pais e familiares, ao ser reconhecido com o título Hospital Amigo da Criança, o hospital se consolida como referência em amamentação para toda a região. Na Santa Casa, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o puerpério (pós-parto), aumentando, dessa forma, os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado e reduzindo a morbimortalidade materna e infantil.


Para conquistar o título, o hos pital mobilizou toda a equipe, modificou condutas e rotinas responsáveis pela diminuição dos índices de desmame precoce e, para isso, foram estabelecidos os Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno.


Passo 1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda equipe de saúde;
Passo 2 – Treinar toda a equipe de saúde, capacitando-a para implementar esta norma;
Passo 3 – Orientar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento materno;
Passo 4 – Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê;
Passo 5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos;
Passo 6 – Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento tenha indicação médica;
Passo 7 – Praticar o alojamento conjunto (permitir que mãe e bebê permaneçam juntos) 24 horas por dia;
Passo 8 – Encorajar o aleitamento materno sob livre demanda;
Passo 9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas para crianças amamentadas ao seio;
Passo 10 - Encaminhar as mães, por ocasião da alta hospitalar, para grupos de apoio ao aleitamento materno na comunidade ou em serviços de saúde.


Para se tornar um Amigo da Criança, é preciso que o hospital estabeleça um padrão de excelência no atendimento à mãe e ao bebê, reduza em até 90% as infecções clínicas dos bebês, entre muitas outras ações. O primeiro passo rumo ao credenciamento como Hospital Amigo da Criança na Santa Casa foi a criação do Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno (SAAM) em agosto de 2000, que promove inúmeras ações de incentivo ao aleitamento, como treinamento de toda a equipe hospitalar, realização de cursos mensais para gestantes e orientação a todas as mães cujos filhos nascem no hospital. Outras importantes iniciativas foram o incentivo ao parto normal e a implantação do alojamento conjunto, muito antes da lei determinar essa medida. Desta forma, mãe e bebê não se separam desde o nascimento e o pai pode participar ativamente do parto, cortando, inclusive, o cordão umbilical.


A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela OMS e UNICEF para promover, proteger e apoiar a amamentação. Foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992 e desde então, com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde vem capacitando profissionais, realizando avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento.


Fotos


 
 
 
Localização

Av. Rio Branco, n° 3353 | Centro Juiz de Fora
CEP 36.021-630

+ Veja o mapa

 

© 2010 - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - Direitos reservados.


ato.interativo - agência web