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Reconhecimento público vem através do Selo de Responsabilidade Social

 

A responsabilidade social, aplicada em ambientes institucionais, extrapola a mera adoção de práticas assistencialistas ou ambientalmente corretas. Significa colocar no cerne das estratégias administrativas as expectativas de todos os departamentos, tendo como base inovação e aperfeiçoamento contínuos. Por isso, obter destaque nessa área é um grande mérito. Êxito que agora está sendo compartilhado por cinco organizações em Juiz de Fora: Indústrias Flórida, Instituto Viana Júnior, Medquímica, Onduline e Santa Casa. Mesmo atuando em diferentes setores, mostram que estão unidas em prol de um objetivo maior. 

 
O reconhecimento público vem através do Selo de Responsabilidade Social, um certificado criado em 2008 pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora (CMAS/JF), que é o primeiro de Minas Gerais e o terceiro do Brasil. Para a coordenadora do Comitê Avaliador, Valéria Martins, “a homenagem é uma forma de incentivo para que as empresas se tornem agentes da evolução social e contribuam com o desenvolvimento sustentável”. 
 
De origem francesa, porém de múltipla cidadania, entre elas, a brasileira. A Onduline é pioneira no mercado nacional e internacional quando o assunto é meio ambiente. 
Em 2011, ela conquistou o Selo Ecológico Falcão Bauer, tornando-se a primeira empresa de telhas no Brasil a receber esta certificação. E, pelo segundo ano consecutivo,
foi também contemplada com o Selo Responsabilidade Social. Na bagagem muitas ações para ratificar tamanho êxito. A Onduline reutiliza fibras vegetais em seu processo, reaproveita a água e racionaliza o consumo de energia, trabalhando com excelência e respeito ao meio ambiente.
 
A ampliação do Projeto de Primeiro Emprego Crescer com Cidadania, desenvolvido em parceria entre a Onduline e a Sociedade Eunice Weaver de Juiz de Fora, é outro ponto forte das ações implementadas pela empresa. O programa atende adolescentes de baixa renda na busca pelo primeiro emprego. A parceria beneficia também 30 portadores de necessidades especiais que vivem em regime de abrigo no Educandário Carlos Chagas. Segundo o gerente industrial, Marcyr Santos, receber o Selo Responsabilidade Social pela segunda vez é o reconhecimento da consistência dos processos da Onduline, com foco na sustentabilidade ambiental, econômica e social. “É o conjunto dessas ações desenvolvidas pela empresa que são fundamentais para a obtenção do selo, incluindo a constante preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores” ratifica Marcyr.
 
Criada em 1991, a Indústrias Flórida tem como filosofia de trabalho o estreitamento da relação com seus consumidores. Para tanto, ações fundamentais são aplicadas nos processos para a busca constante da excelência. Inovação é a palavra chave. Aliado a isso, há o constante investimento em qualidade e segurança na industrialização do leite. Conclusão: a Flórida vem colecionando prêmios desde 2004. “A prova cabal de que atendemos plenamente as necessidades de um mercado tão exigente estão nas primeiras posições que ocupamos no Prêmio Baker Top, um dos mais conceituados concursos realizados no Brasil, para aferir a eficiência e a produtividade de quem fornece para o segmento food service”, afirma o diretor Marcus Campos. E não para por aí. “Esse ano, o Leite Condensado “Da Província” recebeu a premiação de segundo colocado no mercado nacional, promovido pela Revista Padaria 2000”, revela a diretora Valéria Dias que, orgulhosa, ainda lembra do conceito “A” recebido do Ministério da Agricultura. “Esta é a classificação máxima fornecida pelo Governo para exemplificar empresas que trabalham dentro dos padrões de qualidade exigidos”. 
 
O Selo de Responsabilidade vai para a coleção, pelo segundo ano consecutivo, com um gosto de que as atitudes da empresa estão no caminho certo. “O fato é que, em todos os projetos avaliados pela comissão julgadora desta certificação, estão presentes o envolvimento dedicado e consciente de nossa brilhante equipe de trabalho. A participação é explicada pelo diálogo construtivo que fazemos questão de manter em todas as situações. Desde as confraternizações em datas especiais até o café da manhã com a diretoria, passando pelos boletins informativos e pelas pesquisas de clima organizacional. Vislumbramos oportunidades de ampliar o nível de satisfação da equipe e colher informações preciosas para a melhoria dos processos. Motivação que se complementa por um mecanismo de promoção profissional que se baseia em seleções internas e critérios de ascensão muito bem definidos” afirma a gerente de Recursos Humanos, Fernanda Schröder.
 
Juizforana de corpo, alma e formação, a Medquímica Indústria Farmacêutica está presente não só na cidade, como também em todo território nacional, sendo referência no mercado brasileiro de medicamentos. 
 
O zelo da indústria não estagna apenas no alcance do Certificado de Boas Práticas de Fabricação, o que comprova que seus produtos passam por rigorosos controles de qualidade, dentro das normas estabelecidas pela Anvisa. Pelo contrário, o comprometimento da Medquímica vem sendo confirmado em várias frentes. A inclusão social, através de melhorias na qualidade de vida de seus colaboradores; o projeto Doutores do Amor, um trabalho lúdico que leva alegria e esperança para pacientes de hospitais, asilos e orfanatos; o Dia da Saúde, com a oferta de serviços de utilidade pública, recreação e atenção farmacêutica no bairro onde opera a matriz são apenas alguns exemplos. 
 
“Sempre fez parte da missão e dos valores da Medquímica o desenvolvimento de ações sociais. Porém, após alguns anos, percebemos que tais iniciativas deveriam ser sistematizadas e evidenciadas. Afinal, uma indústria geradora de saúde, também precisa se preocupar com gente, com qualidade de vida e com sustentabilidade”, afirma a gerente de comunicação e marketing da empresa, Cibele Ferraz.
 
Para a analista de comunicação, Flaviane Soares, “a maior recompensa em ganhar esse Selo é poder evidenciar o quanto a preocupação com as pessoas faz uma diferença positiva em nosso dia a dia. Podemos aperfeiçoar maquinário e revolucionar processos, mas a gestão focada em pessoas é que irá manter a empresa viva e nosso negócio sustentável”. 
 
Hoje, a Santa Casa é considerada o maior e mais completo hospital de Juiz de Fora e região. Resultado de um investimento constante em excelência, atendimento humanizado e serviços que buscam manter a tranqüilidade de seus parceiros e conveniados. 
 
O hospital tem hoje com 1,7 mil colaboradores e 508 leitos, sendo 40 de UTI. Ele é o primeiro hospital a conquistar o título de Hospital Amigo da Criança. Por ano são realizadas 15 mil cirurgias, dois mil partos, 2,6 procedimentos de hemodinâmica, além de 93 mil consultas de emergência. 
 
Mas, por trás dos expressivos números, há uma missão que há 157 anos faz parte da realidade da Santa Casa e é reconhecida através Selo de Responsabilidade Social: a assistência aos mais necessitados. “Somos a maior filantrópica da nossa região e esta é a razão de sua existência. Uma entidade engajada, com princípios que se revelam na rotina de trabalho de cada um de seus colaboradores. Responsabilidade social e respeito ao meio ambiente são valores incorporados diariamente nas práticas da Santa Casa de Juiz de Fora e o Selo veio para consagrar o que já é feito pela instituição durante todos estes anos”, completa.
 
Transformar. Promover. Melhorar. Diferenciar-se. Essas são algumas das diretrizes que levaram o Instituto Vianna Júnior a receber, pelo segundo ano consecutivo, o Selo de Responsabilidade Social 2011. O que vem a confirmar seu comprometimento diário com questões envolvendo ensino avançado e ações desenvolvidas dentro do âmbito sócio-ambiental. 
 
Para a diretora presidente do Vianna, Jacqueline Pires Vianna, o Selo de Responsabilidade Social é um mérito de extrema importância para todos quem trabalham com Educação, uma vez que se lida som a formação direta dos cidadãos. Um dos projetos mais arrojados da Instituição é o Direito Itinerante, que tem como característica o aprimoramento da teoria através de experiências práticas em comunidades carentes. Ação que confirma o papel relevante do Vianna junto à população. Não é à toa que a instituição de ensino foi a primeira na região a receber o Selo.
 
“Hoje, a postura institucional socialmente responsável, reconhecida pela premiação, reflete o que nós desejamos, enquanto escola, despertar em nossos alunos. O reconhecimento é, portanto, uma forma de demonstrar à sociedade que a nossa atuação vai além da formação puramente técnica. Buscamos formar grandes homens e mulheres, capazes de atuar positivamente no meio social”, afirma Jacqueline.
M
antendo a visão de futuro o Instituto Vianna Júnior empenha-se em cumprir seus objetivos sociais também através dos esportes, revelando alunos nacional e internacionalmente, e os contemplando com bolsas integrais.
 
Fonte: pautaeconomica.ambientecomunicacao.com

 

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